A operadora de telefonia celular Oi anunciou hoje (25) o compromisso de compra do controle acionário da Brasil Telecom pelo valor de R$ 5,86 bilhões. As duas empresas somam 43,4 milhões de clientes. Desses, 20,7 milhões são da telefonia celular e 22,7 milhões da telefonia fixa.
A conclusão do negócio depende, porém, de mudança no Plano Geral de Outorgas, em análise pela Agência Nacional da Telecomunicações (Anatel) e do aval do próprio órgão regulador e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ao qual cabe analisar a transação sob o ponto de vista da concorrência. Hoje uma empresa de telefonia fixa é proibida de comprar outra de diferente área de atuação.
Em entrevista coletiva, o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, disse que o acordo assinado entre as duas empresas prevê a manutenção dos postos de trabalho por um período de três anos, além da criação de 800 novas vagas ainda em 2008.
Em cinco anos, o grupo pretende alcançar a marca dos 110 milhões de clientes, entre usuários da telefonia fixa, de celular, TV por assinatura e banda larga. Desse total, 30 milhões seriam conquistados por meio de uma futura atuação internacional da empresa.
Leia também
A transação envolve a transferência de 22,28% do capital total da Brasil Telecom Participações (BrTPar), que possui, por sua vez, 65,64% do capital da BrT operadora. (Edson Sardinha)