Renata Camargo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o vencedor do Prêmio Nobel da Paz da edição 2009. O anúncio da premiação foi feito nesta sexta-feira (9) pelo comitê do Nobel, em Oslo, na Noruega.
Obama ganhou o prêmio por sua atuação pelo desarmamento nuclear e pelo trabalho pela paz mundial. O presidente do comitê, Thorbjoern Jagland, justificou que “o comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares”.
“Muito raramente uma pessoa com a influência de Obama capturou a atenção do mundo e deu às pessoas a esperança de um futuro melhor”, disse Jagland em entrevista coletiva.
Segundo a imprensa internacional, o prêmio foi recebido com surpresa pela Casa Branca. Primeiro afro-americano a assumir a presidência dos Estados Unidos, Obama receberá, além de medalha e diploma, um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o que equivale a US$ 1,4 milhão.
Obama é o terceiro político do Partido Democrata americano a receber um Prêmio Nobel nesta década. Em 2002, o ex-presidente Jimmy Carter foi premiado. E em 2007, o ex-vice-presidente Al Gore também foi premiado por causa de sua atuação na defesa do meio ambiente.
Deixe um comentário