O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, disse hoje que a entidade vai entregar na segunda-feira pela manhã o pedido de notícia-crime ao Ministério Público contra o presidente Lula, para que o órgão aprofunde as investigações sobre o suposto envolvimento do presidente no escândalo do mensalão. O pedido já está pronto, mas ainda deve ser analisado por Busato.Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, decidir se aceita ou não o pedido da OAB e abrir uma denúncia contra o presidente.
A Ordem decidiu tomar essa medida no dia 8 de maio, depois que os conselheiros da entidade rejeitaram um parecer recomendando à OAB pedir o impeachment de Lula. Entre os que pronunciaram contra o pedido de impeachment, a avaliação é que não há um clamor na sociedade pelo afastamento do presidente Lula, tampouco clima político.
A entidade vai encaminhar ao procurador-geral todos os elementos considerados no parecer sobre o impeachment de Lula. O conselheiro Sérgio Ferraz, que foi o relator do parecer, sustentou que não havia como desvincular o presidente Lula das denúncias do Ministério Público Federal de que uma "organização criminosa" agia dentro do governo.