Já se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF) mais um processo relacionado ao escândalo do mensalão (prática de pagamento de mesada a parlamentares para que votassem de acordo com a orientação do governo, conforme denúncia do ex-deputado e atual presidente do PTB, Roberto Jefferson).
O Inquérito tem entre os 11 denunciados o deputado José Genoino (PT-SP); o publicitário Marcos Valério de Souza; o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; além de quatro dirigentes do Banco BMG: Ricardo Annes Guimarães, João Batista de Abreu, Márcio Alaôr de Araújo e Flávio Pentagna Guimarães – acusados de gestão fraudulenta da instituição financeira e falsidade ideológica.
A mulher de Marcos Valério, Renilda de Souza; e seus ex-sócios Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino também foram denunciados.
O ministro Joaquim Barbosa afirmou que já determinou a reautuação do inquérito como ação penal, tendo em vista que a denúncia já foi recebida pela Justiça mineira. Contudo, como um dos indiciados atualmente é deputado federal (José Genoino), a ação foi encaminhada para o STF. À época, Genoino ocupava o cargo de presidente nacional do PT.
Leia também
O ministro do STF também afirmou que o procurador-geral da República deu parecer no sentido de que a denúncia já está recebida. ”É importante ressaltar que a denúncia já foi recebida. Com isso, já temos uma ação penal em andamento”, disse Barbosa. “Sobre o mensalão, então, nós temos já em andamento dois inquéritos e uma ação penal”, concluiu o ministro. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário