O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (17) que o presidente Lula “não fez reclamação” sobre entrevistas publicadas por jornais nesse final de semana em que o ministro afirma que o governo deveria criar um novo imposto, por meio de medida provisória, para compensar o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Ainda no final do semana, Lula desautorizou Mantega a tecer comentários a respeito de uma suposta mudança na tributação, como a criação de um novo imposto. O presidente ressaltou hoje em seu programa semanal de rádio, Café com o presidente, que não existe a intenção de criar novos impostos e que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não será afetado com o fim do tributo. (leia mais)
Mantega disse que as medidas para compensar a extinção da CPMF deverão ser anunciadas até o fim desta semana. No entanto, o ministro adiantou que "cortes de gastos” e “modificação nos impostos" farão parte do pacote para compensar a perda de R$ 40 bilhões anuais da CPMF.
Leia também
Congresso
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) se reunirá nesta semana (terça e quarta-feira) para discutir os efeitos do fim da CPMF no Orçamento de 2008. Na semana passada, os parlamentares suspenderam a votação de relatórios setoriais devido à rejeição do tributo pelos senadores. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário