Chegou hoje a Brasília o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Clifford M. Sobel não deu entrevistas no desembarque, mas comentou rapidamente que vai trabalhar “junto com o Brasil para trazer os benefícios da democracia e da globalização para todos os nossos povos”.
“Nós nos Estados Unidos compartilhamos sua crença nos valores democráticos e queremos construir pontes baseadas na liberdade, crescimento e segurança”, afirmou o embaixador.
Clifford disse que não vai conversar com a imprensa antes de passar as credenciais de embaixador ao governo brasileiro. A cerimônia de entrega está marcada para amanhã, no Itamaraty.
O novo embaixador elogiou o governo Lula e disse que a ação do exército brasileiro no Haiti foi “um grande exemplo para os outros países, com uma forte e vibrante democracia focada na estabilidade e na prosperidade regional”.
“Vocês governam pelo exemplo. Seu papel na Minustah (força de paz da ONU liderada pelo Brasil) no Haiti é louvável”, afirmou.
Clifford foi indicado pelo presidente George W. Bush no dia 23 de maio, confirmado pelo Senado em 29 de junho e empossado pela secretária de Estado Condoleezza Rice em 20 de julho.
Leia também
Ele é o 53º chefe da missão americana no país. O Brasil estava sem embaixador americano desde novembro do ano passado, quando John Danilovich deixou o país para voltar a Washington. (com informações da BBC Brasil)
Deixe um comentário