Folha de S. Paulo
Com SP, impugnações chegam a 2.967
A entrada de São Paulo no ranking de impugnações elevou para quase 3.000 o número de candidatos com problemas na Justiça Eleitoral.
Ontem, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começou a divulgar os dados de candidaturas impugnadas no Estado. Até as 20h, a corte havia registrado o questionamento de 301 registros dos 3.154 políticos que se lançaram na disputa por cargos.
Com isso, o total de candidaturas impugnadas na Justiça Eleitoral chegou a 2.967.
Pelo sistema disponibilizado pelo tribunal, não é possível detalhar quantas impugnações foram pedidas pelo Ministério Público, e quantas foram solicitadas por partidos e candidatos.
Em Brasília, Roriz e Agnelo sofrem contestações
Os dois principais candidatos ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC) e Agnelo Queiroz (PT), estão na lista do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de candidatos impugnados.
Agnelo teve a candidatura questionada pelo PT do B. O partido alegou que o petista teve contas rejeitadas durante sua gestão no Ministério dos Esportes, no primeiro mandato do governo Lula.
Dilma acusa Serra de “baixar o nível”
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acusou ontem seu adversário José Serra (PSDB) de baixar o nível do debate eleitoral.
Ao ser questionada sobre a declaração do tucano defendendo seu vice, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), Dilma afirmou que não pretende usar a mesma estratégia de ataques.
O vice da chapa tucana acusou o PT de ter ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico.
Tucano não é único responsável por genérico, diz petista
Uma das bandeiras apresentadas pelo candidato à Presidência, José Serra (PSDB), foi atacada ontem por sua adversária Dilma Rousseff (PT). Segundo a petista, Serra não pode dizer que é o único responsável pela criação dos remédios genéricos no país.
“Certos processos começam e vão se desenvolvendo. Na verdade, várias pessoas participam dessa trajetória. Cada um dá sua contribuição. O que não é possível é alguém chegar e dizer foi só eu que fiz. Não foi”.
Partido deve seguir a lei, não intimidar, diz procurador-geral
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, saiu em defesa de Sandra Cureau, sua vice para as questões eleitorais, ao dizer que um partido político não deve, “de forma equivocada”, intimidar a atuação “legítima” do Ministério Público.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, chegou a dizer durante o fim de semana que estudava entrar com uma representação no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contra Cureau, por críticas que ela fez à posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial.
Lula adia agenda para gravar apoio a Cabral
O presidente Lula cancelou parte da agenda oficial ontem de manhã para gravar participação no programa de TV do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que concorre à reeleição.
Lula receberia, às 10h, o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), mas deixou o compromisso para o começo da tarde.
O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, disse que a Lei Eleitoral foi alterada desde a última eleição presidencial e que Lula está se adequando às regras.
Cidade Limpa não vale durante campanha
A poluição visual banida pela Lei Cidade Limpa há três anos e meio volta à cidade de São Paulo nas próximas semanas com o início da propaganda de rua dos candidatos nas eleições deste ano.
Será a primeira vez desde a entrada em vigor da lei, em janeiro de 2007, que a propaganda nas ruas da capital paulista -em cartazes e faixas- será veiculada em massa na cidade.
Nas eleições de 2008, questionamentos sobre a aplicação da lei levaram os candidatos a deixar de lado essa forma de propaganda.
Mercadante prioriza ruas e Alckmin, locais fechados
As agendas dos dois principais candidatos ao governo de São Paulo nas duas primeiras semanas de campanha revelam estratégias distintas na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Atrás nas pesquisas de intenção de voto, Aloizio Mercadante (PT) tem privilegiado o contato direto com o eleitorado, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), com chance de vitória no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha de março, concentra-se em encontros políticos.
O petista, segundo levantamento feito pela Folha, participou de 25 eventos com contato direto com o público desde o último dia 6, data de início oficial da campanha. Esses eventos incluem caminhadas, comícios e visitas a feiras e exposições. Alckmin participou de 12.
No Ceará, Cid Gomes venceria no 1º turno
O atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), lidera a disputa pelo governo do Estado e, se a eleição fosse hoje, seria reeleito no primeiro turno, aponta o Datafolha.
Segundo a pesquisa, Cid tem 47% das intenções de voto -mais que a soma de seus adversários, que, juntos, têm 36%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dilma promete criar Prouni para alunos do ensino médio
A promessa da presidenciável petista Dilma Rousseff de adaptar o modelo do ProUni ao ensino médio, a julgar pelas suas declarações à rádio Paiquerê, é perfeitamente viável. A dúvida é aonde ela quer chegar com isso.
No ensino superior, apenas 24% das matrículas são públicas. Com poucas vagas gratuitas, muitos alunos de baixa renda deixam de estudar por não ter como pagar.
Correio Braziliense
Ataque, a melhor defesa para Índio
O comando da campanha demo-tucana à Presidência resolveu — dois dias depois — incorporar o discurso ensaiado pelo vice Índio da Costa (DEM-RJ), de que o Partido dos Trabalhadores tem ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Em Belo Horizonte, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, defendeu o vice e disse que as relações da legenda com o grupo colombiano são de conhecimento de todos. “Tem muitas reportagens, muita coisa”, afirmou Serra. Inicialmente, democratas e tucanos mostraram-se surpresos com a entrevista ao site Mobiliza PSDB, na qual Índio da Costa afirmava que o PT tinha envolvimento com “o que há de pior”, inclusive o tráfico. Ontem, a atitude foi de blindar o parlamentar e conter os ataques petistas.
O PT promete três ações — de naturezas cível, criminal e eleitoral — contra o deputado. A decisão foi anunciada pelo presidente do partido, José Eduardo Dutra. Além de processar o político por crime contra a honra e por danos morais, a direção do PT pedirá direito de resposta na página eletrônica do PSDB.
“DNA” do Ficha Limpa em vídeo
O comando de campanha tucano vai produzir um documentário colaborativo sobre o Ficha Limpa na internet. O projeto elaborado pelo Mobiliza PSDB quer consolidar o papel do vice de José Serra, Índio da Costa (DEM-RJ), relator do texto, na aprovação da proposta no Congresso Nacional. Foi nesse mesmo site que o deputado federal afirmou durante uma entrevista que o Partido dos Trabalhadores teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e com o narcotráfico. O vídeo foi retirado do ar às pressas depois da repercussão negativa. Entretanto, a ideia foi mantida.
Agendas voltam a se cruzar na sexta-feira
A agenda eleitoral da campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está sintonizada com os compromissos oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas próximas três semanas, os comícios de campanha reservados para sexta ou sábado ocorrerão em locais próximos do cenário presidencial.
A segunda participação de Lula na campanha está marcada para sexta-feira em Pernambuco, o estado escolhido para Dilma fazer seu primeiro ato público como candidata no Nordeste. Os dois visitarão ao lado do governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição, o Festival de Inverno, em Garanhuns, cidade natal do presidente distante 250km da Recife, numa festa que reúne entre 50 mil e 100 mil pessoas.
Simpatia com os socialistas
A demora de 45 minutos valeu a pena. Depois de aguardarem, cansadas, a entrada de Dilma Rousseff no ato político promovido ontem pelo PSB, no Hotel Nacional, as 17 militantes que recepcionaram a candidata do PT à Presidência lançando sobre ela pétalas de rosa ficaram contentes com a simpatia da ex-ministra durona. Dilma não economizou nos sorrisos e nos abraços. Tirou fotos com quem pedia. E discursou de forma mais convincente do que nos primeiros passos da pré-campanha. Na cerimônia em que os socialistas apresentaram propostas para o plano de governo da base aliada, a candidata alfinetou o adversário José Serra sobre o real responsável pelos medicamentos genéricos no país e fez questão de reforçar a amizade e a confiança que tem no deputado federal Ciro Gomes (CE).
Ciro, que teimou até o último momento em sair candidato ao Palácio do Planalto pelo PSB, não compareceu ao ato político de ontem. A ausência foi minimizada pelo irmão dele, o governador do Ceará, Cid Gomes, que destacou a boa relação entre Dilma e o deputado federal. “O Ciro está lá no estado, pedindo voto para ela e coordenando a minha campanha (de reeleição). Eles são muito amigos, trabalharam juntos diariamente e nutrem admiração um pelo outro”, enfatizou o governador. Ao discursar, a candidata do PT ressaltou, ainda que numa linguagem metafórica, que contará com o apoio de Ciro. “Eu respeito o Ciro Gomes, tenho amizade pelo Ciro Gomes e o considero um companheiro de jornada. A jornada, às vezes, dá uns contornos, umas voltas. Mas quem tem o mesmo rumo, tem a mesma jornada”, afirmou Dilma.
O Globo
Sindicância conclui que acesso aos dados de Eduardo Jorge ocorreu em outubro de 2009
Relatório de sindicância interna informa que um servidor da Receita Federal acessou, de forma ilegal, dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, em outubro do ano passado. A partir desta primeira conclusão, a Corregedoria Geral da Receita decidiu abrir um processo administrativo para aprofundar a investigação e tentar descobrir se foi o mesmo servidor quem vazou as informações. Eduardo Jorge e outros tucanos suspeitam que os dados fiscais faziam parte de um dossiê montado por integrantes da pré-campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Rio processa Google por conteúdo no Orkut pela apologia de drogas
A Procuradoria Geral do Estado do Rio ajuizou na última quinta-feira, na 10ª Vara de Fazenda Pública, ação contra o Google. Preparado desde 2008, o processo elenca uma lista de crimes na rede identificados pela Delegacia de Repressão a Crimes na Internet no Rio. Ao todo, são 1.387 registros de ocorrência, que incluem práticas de pedofilia, apologia às drogas e propaganda de facções criminosas, nas páginas do site de relacionamento Orkut. Na ação, os procuradores pedem que o Google crie, em 120 dias, mecanismos para monitorar perfis e comunidades que fazem apologia ao crime. A suspeita, diz a ação, deve ser imediatamente informada às autoridades policiais. O descumprimento levará à multa diária de R$ 100 mil.
Marina viaja hoje para os EUA, onde se reunirá com investidores
A presidenciável Marina Silva dá um tempo na campanha no Brasil e embarca nesta terça-feira para Nova York, onde participa de seminário promovido pela Bovespa, o mesmo que teve a presença de Dilma Rousseff em maio. Marina, que informara domingo que iria para os Estados Unidos, viaja à noite e chega a Nova York nesta quarta-feira. Estarão com ela o candidato a vice, Guilherme Leal, sócio da Natura, Álvaro Souza, ex-presidente do Citibank e que faz parte do comitê de arrecadação de recursos da campanha, e o economista Eduardo Gianetti da Fonseca.
Além do encontro com os investidores, previsto para quinta-feira, Marina vai inaugurar um comitê domiciliar, chamado de “Casa de Marina”, no bairro do Brooklin. Fará reunião com economistas na Câmara Brasil-Estados Unidos e visitará empresas de comunicação. Ela retorna ao Brasil na sexta-feira.
Plínio Arruda, candidato pelo PSOL, diz que PT perdeu o rumo
O candidato do PSOL à Presidência, Plínio Arruda Sampaio, participou nesta segunda-feira, no Centro Cultural Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, de um almoço com intelectuais e membros da Associação Brasileira de Letras (ABL). No encontro, Plínio criticou o PT, partido de sua adversária Dilma Rousseff, defendeu a redistribuição de renda com reforma agrária e debateu o papel da mídia nas eleições deste ano, além de apresentar propostas para as áreas de saúde e educação. À tarde, fez caminhada no centro comercial da cidade.
Leia também