O primeiro-ministro da Noruega, Jeans Stoltenberg, anunciou nesta terça-feira (16) que até 2015 o país vai investir US$ 1 bilhão no Fundo de Proteção da Amazônia. Apenas neste ano, o país escandinavo pretende doar US$ 130 milhões a projetos que combatam o desmatamento naquela região.
Jeans Stoltenberg ressaltou que a liberação dos recursos dependerá de atitudes concretas, como a redução da emissão e gases poluentes e do desmatamento na florestal. Segundo o primeiro-ministro, esse é o caminho “mais eficiente” para obter resultados práticos no sentido de conservar o meio ambiente. Stoltenberg terá um encontro nesta tarde com o presidente Lula.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, entre os meses de julho e junho deste ano, ocorreu uma redução de aproximadamente de 60% no desmatamento da Amazônica.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou na ocasião que aquela não era a hora para comemorações. “Não estamos contentes. O desmatamento tem de cair mais ainda e as condições de desenvolvimento sustentável tem de melhorar”, afirmou.
Leia também
Minc destacou o aumento da fiscalização nessas áreas como o principal fator para a redução. “Dobrou a intensidade da fiscalização do Ibama, entrou em vigor a resolução do Banco Central que tirou o crédito dos desmatadores ilegais”, ressaltou. (Rodolfo Torres)