No Rio de Janeiro, a disputa para ver quem irá ao segundo turno com o favorito Sérgio Cabral (PMDB) está bem acirrada. Pesquisa Datafolha, realizada no último dia 27, indica que os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Denise Frossard (PPS) estão empatados tecnicamente. Frossard aparece com 21% e Crivella com 19%. O peemedebista Sérgio Cabral ainda lidera com 40% da preferência do eleitorado. Esse é o menor índice que Cabral atingiu desde julho.
O peemedebista oscilou de 43% para 40% na comparação com o levantamento de 18 e 19 de setembro. Já a deputada federal Denise Frossard passou de 19% para 21%, e o senador Marcelo Crivella, de 15% para 19%. O candidato tucano Eduardo Paes manteve 4%, e o petista Vladimir Palmeira caiu um ponto. Agora, ele está com 2%. Os indecisos são 6% e 5% disseram votar nulo ou em branco.
Os candidatos Carlos Lupi (PDT), Miltom Temer (Psol), Luiz Novaes (PSDC), Eliane Cunha (PRP) e Alexandre Furtado alcançaram 1%, cada. Thelma Maria (PCO) não chegou a 1%.
Votos válidos
Se somados os votos válidos (descontados nulos, brancos e indecisos), Cabral teria 45%. Frossard vem, em segundo lugar, com 23% dos válidos, e Crivela, em terceiro, com 21. O tucano Eduarco Paes teve 4%. Vladimir Palmeira aparece com 3%.
Leia também
Segundo turno
Num eventual segundo turno, Cabral vence Frossard por 53% a 35%. Já com Crivella, a vitória seria um pouco mais fácil. O peemedebista venceria o pleito por 56% a 30%.
Senado
Na disputa para o Senado, a candidata do PCdoB, Jandira Feghali, chegou aos 35%. Na sondagem anterior, ela tinha 31%. O candidato do PP Francisco Dornelles foi de 24% para 27% e está em segundo lugar. O tucano Ronaldo Cezar Coelho oscilou de 8% para 5%, e Alfredo Sirkis (PV) foi de 4% para 3%. O Datafolha ouviu 1.344 eleitores em 39 cidades do Rio de Janeiro. (Tarciso Nascimento)