A preocupação com a segurança cibernética foi um dos pontos levantados pelo presidente da China, Xi Jinping, na visita que fez hoje (16) ao Congresso Nacional. Para ele, a comunidade internacional precisa construir conjuntamente um sistema de governança da internet para garantir a soberania dos países nessa área.
“A comunidade internacional deve construir junta um espaço informático pacífico, seguro, aberto e cooperativo e criar um sistema de governança internacional da internet multilateral democrático e transparente, de acordo com os princípios de respeito e confiança recíprocos por meio de cooperação internacional eficaz”, disse Xi Jinping, em discurso no plenário da Câmara.
Sem citar diretamente os casos de espionagem eletrônica da agência de segurança norte-americana no Brasil e em outros países aliados aos Estados Unidos, Xi Jinping criticou o atual modelo de gestão do ambiente cibernético e a falta de segurança das nações nesse aspecto.
A visita de Xi Jinping ao Congresso brasileiro marcou a comemoração dos 40 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) afirmou que a tramitação de assuntos relacionados à China terá preferência na Casa. (Com agências Brasil e Câmara)
Leia também
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa