Se as eleições fossem hoje, o ex-governador João Alberto Capiberibe (PSB) venceria no primeiro turno a disputa para o governo do Amapá. Segundo pesquisa do Instituto Inpson, encomendada pelo Sistema Z – Publicidade de Rádio e Televisão, considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluídos os nulos e em branco), Capiberibe tem 53,6% das preferências. Seu principal adversário, o atual governador, Waldez Góes (PDT), tem 39,6%.
Em relação à pesquisa feita no último mês de maio pelo mesmo instituto, Capiberibe subiu 5,2% e Waldez, 3%. O universo pesquisado, porém, não foi igual. O primeiro levantamento foi realizado em 12 municípios, o segundo abrangeu os três maiores colégios eleitorais: Macapá, Santana e Laranjal do Jari, que representam mais de 80% do eleitorado.
O senador Papaléo Paes (PSDB), mesmo com a adesão do ex-candidato ao governo, deputado Lucas Barreto (PTB), como vice da sua chapa, aparece com 5,7% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, Papaléo tinha 8,3%.
Clécio Luiz (Psol), candidato da coligação Frente de Esquerda, recebeu a indicação de 0,7% dos entrevistados. Os candidatos Errolflyn Paixão (PT) e Nonato Souza (PAN) têm 0,3% das intenções de voto, cada um. Gil Mauro de Souza (PHS) não pontuou. A margem de erro é de 3,16% para mais ou para menos, informa o jornal Folha do Amapá.
Leia também