A cinco dias do encerramento das votações, o Prêmio Congresso em Foco já contabiliza mais de 196 mil votos. Até as 9h, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) lideravam a disputa.
Naquele momento, o senador pedetista, que foi candidato à Presidência da República nas eleições passadas, contabilizava 28.943 votos. Em seguida apareciam os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), com 12.221 votos, e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), com 6.863.
Empatados na disputa pelo quarto lugar no Senado estavam dois petistas: a líder do partido no Senado, Ideli Salvatti (SC), e Eduardo Suplicy (SP). Ambos estavam com 5.214 votos. Pedro Simon (PMDB-RS) vinha logo depois, com 4.742 votos.
Na Câmara, a diferença entre o primeiro e o quinto colocados era menor. Às 9h, o primeiro colocado, José Carlos Aleluia, estava com 26.446 votos. Beto Albuquerque (PSB-RS) vinha em seguida, com 13.557 votos. Fernando Gabeira (PV-RJ) era o terceiro, com 9.016 votos, seguido por Flávio Dino (PCdoB-MA), com 7.151 votos, e Gustavo Fruet (PSDB-PR), com 5.326 votos.
O prêmio
Leia também
Esta é a segunda edição do Prêmio Congresso em Foco. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacarem no cumprimento de suas obrigações e estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.
O prêmio é disputado em duas fases. Na primeira, os jornalistas que participam da cobertura jornalística do Congresso Nacional escolheram 25 deputados federais e 16 senadores considerados por eles como os melhores parlamentares de 2007, primeiro ano da legislatura 2007/2011.
Nesta primeira fase foram ouvidos 188 jornalistas.
Em seguida, os 41 parlamentares pré-selecionados foram listados na enquete cuja votação começou dia 18 e será encerrada em 18 de novembro.
Todos os pré-selecionados serão premiados com troféus, placas ou certificados, de acordo com a colocação. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 26 de novembro na churrascaria Porcão, em Brasília.
Clique aqui para votar. Permite-se a cada internauta votar somente uma vez, escolhendo até cinco senadores e no máximo dez deputados. Os votos serão confirmados por meio de link que será encaminhado automaticamente ao endereço eletrônico informado pelo “eleitor”. (Soraia Costa)
Deixe um comentário