A Câmara definiu na tarde desta quarta-feira (4) a composição das comissões permanentes da Casa. O PMDB, maior bancada do Congresso, comandará três comissões durante o próximo biênio.
Os peemedebistas ficarão com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que vai ficar com o deputado Tadeu Filippelli (DF); Minas e Energia, que ficará com o deputado Bernado Ariston (RJ); e Seguridade Social e Família, que terá como presidente a deputada Elcione Barbalho (PA) .
No Senado, três comissões também serão comandados por peemedebistas: Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que será comandada pelo ex-presidente da Casa Garibaldi Alves (PMDB-RN); Desenvolvimento Regional e Turismo, com o senador Leomar Quintanilha (TO); e Agricultura, que será presidida pelo senador Valter Pereira (MS).
PT e PSDB também ficam com três comissões na Câmara, cada um. Já deputados do DEM e do PP comandarão duas.
Direitos Humanos
O PT, que possui o segundo maior número de deputados, comandará Direitos Humanos e Minorias;, Educação e Cultura; e Finanças e Tributação. O primeiro colegiado será novamente presidido pelo deputado e padre Luzi Couto (PB), que foi suspenso de suas atividades sacerdotais após conceder entrevista ao Congresso em Foco na qual defende o fim do celibato e o uso da camisinha. Couto presidiu a comissão em 2007.
Leia também
A Comissão de Educação ficará com a deputada Maria do Rosário (RS). Por sua vez, a Comissão de Fiscalização e Controle será presidida pelo deputado Vignatti (PT-SC). A este site, o deputado catarinense afirmou que o atual momento de crise financeira internacional é adequado para o Brasil regular seus sistema financeiro. “Se os Estados Unidos não conseguiram, se a Inglaterra não conseguiu, nós podemos. Temos moral. Nós não quebramos”, afirmou o petista.
O PSDB ficou com as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Fiscalização Financeira e Controle; e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O DEM, que fica com a liderança da minoria na Câmara, terá a presidência das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Desenvolvimento Urbano (CDU).
O PP ficou com o comando de duas comissões: Turismo e Desporto – Afonso Hamm (RS) sagrou-se presidente em eleição esta tarde; e Legislação Participativa, que trabalhará sob a batuta de Waldir Maranhão (MA).
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ficou com o PPS. O deputado Alexandre Silveira (MG) foi eleito para presidir o colegiado. Ele substitui o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) que, na nova formação, assume a primeira vice-presidência.
Portanto, PSC, PTB, PR, PPS, PSB, PCdoB e PDT terão o comando de um grupo, cada. Pelo acordo dos líderes partidários do último dia 17 de fevereiro, o PSB ficaria com o comando de dois colegiados. No entanto, a sigla abriu mão da presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico em favor do PCdoB. (Rodolfo Torres)
Confira a distribuição das comissões pelos partidos
PMDB
* Constituição e Justiça – Tadeu Filippelli (DF)
* Minas e Energia – Bernardo Ariston (RJ)
* Seguridade Social e Família – Elcione Barbalho (PA)
PT
* Direitos Humanos e Minorias – Luiz Couto (PB)
* Educação e Cultura – Maria do Rosário (RS)
* Finanças e Tributação – Vignatti (SC)
PSDB
* Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática – Eduardo Gomes (TO)
* Fiscalização Financeira e Controle – Silvio Torres (SP)
* Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Roberto Rocha (MA)
DEM
* Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Fábio Souto (BA)
* Desenvolvimento Urbano – Eduardo Sciarra (PR)
PP
* Legislação Participativa – Waldir Maranhão (MA)
* Turismo e Desporto – Afonso Hamm (RS)
PSB
* Defesa do Consumidor – Ana Arraes (PE)
PCdoB
* Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – Edmilson Valentim (RJ)
PDT
* Relações Exteriores e de Defesa Nacional Severiano Alves (BA)
PPS
* Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – Alexandre Silveira (MG)
PR
* Viação e Transportes Jaime Martins (MG)
PSC
* Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Silas Câmara (AM)
PTB
* Trabalho, de Administração e Serviço Público – Sabino Castelo Branco (AM)