Diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora amanhã, foram realizadas hoje (7) no Salão Nobre da Câmara. O evento contou, entre outras, com a participação da cantora maranhense Rita Ribeiro.
Após o show, foi entregue o Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós, que foi a primeira deputada brasileira. A bancada feminina escolheu cinco homenageadas para receber o diploma:
Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Maria da Penha, biofarmacêutica, vítima de violência doméstica cujo caso deu origem à lei que leva seu nome.
Míriam Tsibodowapré, a Míriam Terena, líder indígena responsável pela criação da primeira organização de mulheres indígenas do País, o Conselho Nacional de Mulheres Indígenas (Conami).
Ana Maria Rizzante Gallazzi, italiana radicada no Brasil desde 1977 como missionária da Igreja Católica. Atua na Comissão Pastoral da Terra do Amapá.
Irmã Louis Marie de Jesus Sagesse, a Irmã Marie, nascida na Bélgica e batizada originalmente como Zelie Culée, é freira da Congregação das Filhas da Sabedoria. Vive há 30 anos no Brasil e atua na área de ação social em favor dos pobres e carentes de São Paulo.
Leia também
Também foi lançado um livro sobre legislação feminina, e entregue uma placa comemorativa a Vilma Pereira, que trabalha há 35 anos na Taquigrafia e é a servidora mais antiga da Câmara.