Trabalhadores sem terra invadiram nesta sexta-feira (25) a Fazenda Maria Bonita, de propriedade do banqueiro Daniel Dantas, que está sob investigação da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, acusado de comandar um esquema bilionário de crimes financeiros. Cerca de mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a área que se localiza no município de Xinguara, a cerca de 25 quilômetros de Eldorado dos Carajás, no Pará.
De acordo com o MST, a ocupação é um protesto por que a fazenda foi comprada ilegalmente em 2005 pela empresa Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, pertencente ao grupo Opportunity, controlado por Dantas. Segundo o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a área é de domínio do estado, cuja venda é proibida.
Os sem terra realizaram a ação no Dia Nacional do Trabalhador Rural (25 de julho). Segundo um dos diretores do MST no Pará, Ulisses Manaças, a ação integra a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária. “Resolvemos ocupar por entendermos que lugar de ladrão é na cadeia e as terras públicas são para a Reforma Agrária. Esperamos que toda a sociedade se mobilize para que o Judiciário dê o destino correto a este bando”, concluiu Manaças. (Renata Camargo)
Leia também
LEIA MAIS SOBRE A SATIAGRAHA
Ação popular pede a volta de Protógenes ao caso Dantas
Substituto de Protógenes dedica tese a cão de estimação
Heráclito diz que Protógenes merece impeachment
Senador Heráclito usa o cargo para beneficiar lobista de Dantas