O Ministério Público Federal de Minas Gerais (MPF-MG) apresentou nesta quarta-feira (17) denúncia à Justiça contra o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza por sonegação fiscal. Essa é a terceira denúncia contra Marcos Valério em menos de um mês.
Apontado como o operador do mensalão (suposto pagamento para que congressistas votassem de acordo com orientações do governo Lula), Marcos Valério é acusado – juntamente com sua esposa – de omitir informações e prestar declarações falsas à Receita Federal nas declarações do Imposto de Renda dos anos de 2001 e 2002.
“Posteriormente, no início do segundo semestre de 2005, os denunciados retificaram ambas as declarações, mas persistiram os mesmos vícios das declarações originais. As retificações apontaram a sonegação de mais de 1,7 milhão de reais que, acrescidos de juros e multa proporcional, totalizaram um crédito tributário de mais de cinco milhões de reais. Os procedimentos administrativos fiscais já transitaram em julgado administrativamente e foram encaminhados à Procuradoria da Fazenda Nacional para cobrança desse débito”, afirma o site da Procuradoria Geral da República.
Leia também
Além disso, Marcos Valério e sua esposa também são acusados de não comprovar a origem dos recursos movimentados por eles em mais de oito contas bancárias diferentes. Segundo o Ministério Público Federa, a nova acusação pode acarretar em uma condenação de até cinco anos de prisão. (Rodolfo Torres)
Leia também