Em paralelo às comemorações do Dia da Independência, integrantes de movimentos sociais realizam hoje (7), em Brasília, protesto contra a exclusão de parte da sociedade dos direitos fundamentais previstos na Constituição.
“Vamos reivindicar o direito de participação popular nas decisões que concernem às políticas públicas, como educação, saúde, trabalho, lazer e segurança”, explicou Marcelo Arruda, representante do movimento Grito dos Excluídos no Distrito Federal.
A “jornada”, que neste ano tem como tema a “Vida em Primeiro Lugar: Por Direitos Sociais e Participação Popular”, teve início às 7h com distribuição de panfletos, manifestações artísticas, debates e intervenções.
Ao longo do dia, também serão discutidas, sob a ótica dos movimentos sociais, várias ações do governo local.
“Vamos discutir as decisões do governador José Arruda no que concerne a moradia, saúde e emprego que vêm atingindo principalmente a classe dos trabalhadores”, ressaltou Marcelo Arruda.
Leia também
Segundo ele, participam das manifestações integrantes da Pastoral da Juventude, do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), das associações de moradores de cidades do Entorno de Brasília e líderes partidários. (Erich Decat)
LEIA TAMBÉM