Morreu hoje, por volta das 15h, o deputado Ricardo Fiúza (PP-PE). Fiúza, de 66 anos, estava afastado da Câmara em decorrência de um câncer de pâncreas, e faleceu em sua casa em Recife (PE). Seu corpo está sendo velado desde as 17h na Assembléia Legislativa do Estado. O enterro está marcado para esta terça-feira no cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana de Recife.
Fiúza nasceu em 6 de setembro de 1939, em Fortaleza (CE). Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1963, seu primeiro mandato eletivo foi de 1971 a 1975, pela Arena. De lá para cá, só ficou de fora da Câmara de 1995 a 1999, quando não conseguiu sua eleição em 1994, ainda rescaldado pelo escândalo dos "anões do orçamento".
Também foi ministro da Ação Social no governo Fernando Collor de Mello (1990-92). Na época do escândalo dos “anões do orçamento”, a CPI que investigava o caso descobriu que, no período em que chefiou a Comissão de Orçamento, beneficiou uma fazenda sua com verbas federais. Mesmo assim, escapou da cassação. Mais tarde, ficou provado que manipulou documentos da Caixa Econômica Federal para se livrar das acusações da CPI.
Leia também