Congresso em Foco

rr

Morre ativista que já nasceu preso pela ditadura: “Não havia algemas para os meus pulsos”

28.10.2017 14:34 169

Reportagem

169 respostas para “Morre ativista que já nasceu preso pela ditadura: “Não havia algemas para os meus pulsos””

  1. Claudevir Martins Marques disse:

    QUE EU SAIBA EM 87 ERA O SARNEI NÃO ERA MAIS MILITAR

  2. Graça Lopes disse:

    Como ele poderia saber, se era apenas um bebê? É óbvio que a mãe lhe contou todas essas mentiras! E a mentira é tão deslavada, a ponto de dizer que os “algozes” queriam algemá-lo!!!!!!!!!!! Um recém nascido? Essa é a prática para disseminar o ódio. Ainda bem que os brasileiros estão aprendendo que tudo o que a esquerda diz é mentira.

  3. ELTON disse:

    Um texto pra ENVERGONHAR todos aqueles que defendem a volta do Fascismo covarde, da Tortura, da Ditadura, da falta de Democracia, dos Golpismos.
    Querer isso de volta é negar a própria civilidade e humanidade!

  4. Victor Saeta disse:

    A mania dos filhos de terroristas se fazerem de vítimas é absurda. O que falam não pode ser levado a sério. Aumentam em muito as eventuais agruras que possam ter passado. E como não há testemunhas para contradize-los, falam o que querem. Esse relato é de uma imbecilidade impar. E mesmo que seja para ilustrar apenas, o relato de que “não haveria algemas para uma criança” é mentira e uma apelação nojenta.
    Os terroristas fizeram o que achavam que tinham que fazer. Os militares fizeram o que realmente tinham que fazer em defesa da nação. Quem pode mais, chorou menos. Simples assim…

  5. Damir disse:

    Não dá para saber se as práticas hediondas adotadas no Brasil durante os governos militares e mesmo civis de antes, tipo da época do Estado Novo sob a presidência de Getúlio Vargas, eram próprias dos brasileiros pertencentes aos órgãos de repressão, ou eram práticas que teriam sido ensinadas por agentes de segurança do exterior. Pois há algo sobre a presença de agentes estrangeiros que atuaram em toda a Améria Latina durante essa fase que coincidia com a fase da Guerra Fria em que todo o Continente estava como que decidido a combater as idéias esquerdistas parece que com o exterminio de seus militantes, principalmente na Argentina e Chile.
    Foi uma das políticas mais erradas, pois hoje a URSS não existe mais, o comunismo ficou em descrédito, de Marx, Engels, Mao, Fidel e outros quase que nem mais são lembrados, e os grupos remanescentes se inseriram normalmente nos valores capitalistas, é só ver a participação de esquerdistas nos últimos governos , grande parte senão a maioria envolvida com corrupção. O que restou dos ideiais socialistas ? Nada, ao que parece, nada mesmo!

  6. Mateus silva disse:

    Absurdo é ver tanto comentário podre depois de ter lido a matéria!. O mesmo refrão “comunistas isto, os esquerdistas ou esquerdopatas aquilo, blá,blá.. enfim, como se existisse algo que justificaria toda essa violência, essa tortura sádica empregada na ditadura. É o pior do ser humano falando mais alto nessas pessoas, ta na nossa natureza essa sede de sangue né?desde sempre, não foi na roma antiga dita berço da civilização que a população se divertia em arenas vendo pessoas sendo destroçadas por animais. Deve ser essa a satisfação dos defensores da ditadura porq a de restaurar a ordem não cola uma segunda vez. Mesmo com toda a corrupção do governo nada chega perto da Ditadura onde havia corrupção sim a diferença é que ninguém podia falar nada, não dava pra denunciar muito menos impeachmar uma presidente ruim como foi feito graças a boa e velha democracia, Não é um sistema perfeito mas é o melhor para se viver!

  7. Fantomas disse:

    Melhor não morrermos nós nos horrores de uma ditadura bolchevista ao estilo cubano e venezuelano. General Mourão no ku dos comunas já. Não me venham com esse mimimi de ativistas coitadinhos

  8. Chandra Izolda disse:

    TOTURA NUNCA MAIS!!!!!!!!!!

  9. Chandra Izolda disse:

    Cada um entende a merda que gosta de ingerir. TORTURA NUNCA MAIS.

  10. D'Urso disse:

    Esses militares são ladrões corruptos… Só não sabe quem não leu a matéria do UOL q confirmou o q todos já sabiam… Os milhões de desvios ocorridos dento do Exército… E quem é o chefe das finanças do Exército? O General Mourão… Aquele que os Neos Reaças Golpistas idolatram! … Só tem ladrão… E quem idolatra milico ladrão é babaca alienado.

  11. Ricardo APTPB disse:

    Meus pêsames para a familia e principalmente para a mãe. E como sempre vejo que abaixo já colocaram comentários insanos….Então espero REALMENTE que volte a ditadura e governo militar para os que ENALTECEM esse sistema sentirem no dia a dia como será cada vez mais INEBRIANTE viver neste país.

  12. Oyama Pereira disse:

    Filosofia esquerdista é como sífilis : passa de pai para filho por 7 gerações.

  13. Walldemar Sobrinho disse:

    O Estado transgredindo os direitos dos humanos direitos também acontece no Brasil de hoje. Na época do Regime Militar, os direitos da rataiada é que foram suspensos e é disso que sentimos falta hoje. Muitos que se dizem inocentes, torturados e etc, eram os piores “seres humanos”. Então com 19 anos e entrando pra faculdade de medicina na UFRJ em 1964, dava pra ver claramente o naipe dos militantes de esquerda que, aliás, não mudaram em nada. Não quero um novo Regime Militar, mas sinto imensa saudade dos anos de 1964 a 1986 e acho que 31 de Março de 1964 deveria virar um feriado dedicado aos direitos dos humanos direitos (e não dos ratos imundos).

    • Ricardo Romano disse:

      IMUNDO É UM “MÉDICO” QUE NÃO RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS E JUSTIFICA A TORTURA. IMUNDO, PODRE, TORPE. GENTINHA COMO VOCÊ JUSTIFICA A TORTURA E SE CALA QUANTO AO TRABALHO ESCRAVO. NOJO. VAI DELIRANDO, SEU COVARDE. NEM PRA SER HOMEM E DIZER QUE VOCÊ É A FAVOR DO REGIME MILITAR VOCÊ PRESTA. RATO É VOCÊ. E VOCÊ SABE QUE É.

      • Walldemar Sobrinho disse:

        Você acha mesmo que suas ofensas dizem qualquer coisa pra mim ? Óbvio que não. Eu sei o tipo de pessoa que sou e dá pra ver exatamente o tipo de pessoa que você é. Estou melhor do meu jeito e teria imensa vergonha de um filho meu pensar diferente, mas é claro, aqui em casa eles tiveram pai e mãe, infelizmente, em muitas casas, as pessoas são criadas por chocadeiras.

    • Bento Sartori de Camargo disse:

      Correto Walldemar, com certeza pois as FFAA não existem para governar. São preparadas para proteger o país de agressões externas ou intervir internamente quando as instituições estiverem colocando em risco a paz social. Não necessitam pedir para ninguém para intervirem, colocarem a casa em ordem pelo tempo que for necessário e devolverem aos civis em eleições livres e diretas.

      • Ermelindo Rodrigues disse:

        Olá Bento , bom falar com vc . Leio sempre os seus cometários e gosto dos textos sempre respeitosos com os seus opositores . Infelizmente a cada dia fica mais difícil de acreditar que pessoas e sistemas políticos não se corrompem . Veja o depoimento do Cel Erimá . Até certo tempo eu acreditei que os militares tinham reputação ilibada , mas muitos cagaram fora do pinico . Um abraço

  14. Oyama Pereira disse:

    Depoimento piegas de um esquerdista. Coitadinho ! A culpa de suas desventuras recai sobre a mãe e seu pai. Ambos ideólogos iludidos sobre a natureza humana. O que eles queriam ? Reproduzir uma nova Cuba ? E ele absorveu os ensinamentos e viveu cercado de relatos da “luta heróica” contra os gorilas militares de 64 ? Certo ?
    Por favor, amigo ! Poupe-me desta retórica malcheirosa.

    • Roberto Andrade disse:

      Cuba é uma maravilha. Mais de 4 milhoes de tuiristas por ano, praias maravilhosas, hotéis maravilhoso, um rum maravilhoso, já tomou Mojito? Assistencia médica e educação gartuita e universal até a univewrsidade Vc pode andar na ruia com a maior segurança a noite inteira, sem crack nem crianças de rua. Quem dera o Brasil ser uma nova Cuba. Não fala do que vc não conhece.

  15. Nereu disse:

    Bonito discurso….
    MAS COMO DIZIA LÊNIN….. “O ÓDIO É A BASE DO COMUNISMO!”

    • Roberto Andrade disse:

      Não. O ódio é a base dos FDPs.

      • Nereu disse:

        E comunista é o que? É só analisar….os ditadores que o mundo tem hoje…. e os que já estiveram por aqui…. quer nomes? CASTRO… ECT ETC ETC
        A maioria Comunista…. todos odeiam….. e o povo sofre….. Esses ditadores são FDPs.
        Outra coisa…. quem disse isso FOI LêNIN…. SABE QUEM É NÃO É?
        Procure conhecer os 10 mandamentos de Lênin…. que ele publicou em 1913.
        Vai sabe onde o PT e Lula tiram as ideias de como governar….
        Leia e preste atenção….

        • Renato de Carvalho disse:

          ta Nereu então vc esta de acordo q os milicos tem q intervir e tocar o terror de novo ou vc faltou nessa aula??…até la cuidado q um comunista pode comer um dos seus filhos hein !!

          • Nereu disse:

            Onde foi que você leu que sou a favor dos milicos?
            Cara tenho 59 anos…. em plena ditadura estava estudando…. nunca tive minha sala de aula invadida.
            Detalhe…. com 14 anos já trabalhava.
            Estudei por minha conta….. paguei minha universidade.
            Sempre trabalhei…. nunca pedi nada ao estado.
            Até plano de saúde eu pago.
            Não acredito que comunista come criança…. isso foram os comunistas que embutiram na cabeça dos idiotas.
            E outra…. nem filhos eu tenho….kkkk
            Já que você defende tanto a esquerda….
            Tá fazendo o que aqui? Venezuela…. Cuba…. China…. Russia…. portas abertas para você.
            E outra…. ditador…. por ser dos dois lados….
            Tanto esquerda como direita…..
            Os exemplos que temos…. não são bons…..

  16. José Luiz disse:

    Nunca vou respeitar uma resistência armada para tomar o poder para benefício próprio, como tantas ditaduras de esquerda ainda no poder. Cito uma frase do grande filósofo contemporâneo Vicente Mateus: “Quem está na chuva é para se queimar”… E pronto!!!

  17. Jujuba disse:

    Ele nasceu “preso” para que milhões tivessem o direito de nascer em liberdade. Não fosse o rigor dos militares com os comunistas, hoje seríamos uma Cuba. Olhem para o que a esquerda conseguiu transformar o Brasil, após o governo militar. Destruíram um país! Cresci em um Brasil comandado por militares e o único impedimento que eu tinha era o de eleger Presidente da República. Quem não roubava, não matava, não traficava, não se misturava com comunistas tinha o Brasil como o melhor lugar do mundo para viver!

    • Ricardo Romano disse:

      MENTIRA! NOJO DE QUEM JUSTIFICA UMA PODRIDÃO DESSAS. CONVENÇÃO DE GUERRA É RESPEITADA EM TODOS OS PAÍSES MINIMAMENTE CIVILIZADOS. QUEM TORTURA PRESO É NAZISTA. SE VOCÊ ACHA ISSO JUSTIFICÁVEL, JÁ MOSTRA O SEU CARÁTER.

    • Ricardo Romano disse:

      APÓS O GOVERNO MILITAR VEIO O COLLOR. DEPOIS FHC. DUAS VEZES. VOCÊ VAI SER RIDÍCULO O SUFICIENTE PARA CHAMÁ-LOS DE COMUNISTAS? OU VAI DIZER QUE O GOVERNO DELES FOI BOM?

  18. J.V.Ramalho disse:

    Eu, particularmente, gostem ou não gostem, sou defensor do Governo militar. Para mim, se morreu, já foi tarde e atrasado. Essa é minha opinião a qual tenho direito de opinar. E é bom JAIR se acostumando !

  19. Jose Romildo Nachbar disse:

    Se estava presa é porque estava fora da lei, e se gerou outro filho na prisão como vc disse estava presa por não revelar o paradeiro do marido então ela traiu seu parceiro, deu para outro preso dentro da cadeia, ou seja era uma promiscua, vagalsona.

    • Ricardo Romano disse:

      ARGUMENTO DE MERDA, O TEU! HOUVESSE ELA OU NÃO TRAÍDO O MARIDO, NADA JUSTIFICA TORTURAR UM BEBÊ OU UM PRESO. SÓ OS NAZISTAS AGIAM ASSIM. SE VOCÊ PENSA COMO ELES, JÁ MOSTRA TEU CARÁTER.

    • Roberto Andrade disse:

      Deus te espere em, boa hora. O que é seu está guardado. Teu ódio será tua herança.

  20. Jorge Raphael disse:

    “ESCLARECIMENTO AOS IDIOTAS, SE UM DIA A INTERVENÇÃO MILITAR VIER, NÃO SERÁ PARA PRENDER CORRUPTOS, SERÁ PARA CALAR A SUA BOCA!”

    • Mauricio Nunes disse:

      E nesta terrivel CLEPTOCRACIA que foi instalada no pais desde a entrega do poder pelos militares, só os ladroes realmente tem voz , nao e mesmo??

      • Taipan disse:

        Não. O povo tem voz quando vota e elege os mesmos sempre. Depois, muito infantil: não quero mais brincar, chama papai militar pra bater em todo mundo porque eu to com raivinha.

        • Mauricio Nunes disse:

          Este pais é prova e todos sabem que uma maioria imbecilizada, alienada, omissa, covarde, moralmente degradada e corrompida, nao tem condiçoes de conduzir o destino de uma naçao.

          • Roberto Andrade disse:

            E quem vai conduzir o destino da Nação? O Mickey? Olha aqui cara, não abro mão de escolher meu candidato e dos meus direitos políticos, e se preciso for pego em armas para defender isso, está entendendo porque muita gente foi para a luta armada? Por isso. Se vc gosta de cabresto, problema seu. Eu não admito.

  21. Mauricio Nunes disse:

    Os “libertários” do passado deram origem aos libertinos que nao sabem viver sob as asas da liberdade, e transformaram o pais em um dos piores e mais execráveis antros de extrema corrupçao, violencia absurda e IMPUNIDADE do mundo. Todos devem colher o que plantam!! Todo apoio ao General Mourao!!

    • Taipan disse:

      A Constituição vigente, de 1988, foi, quase totalmente, feita pela política de situação da época. Os mesmos “libertários” do passado, hoje, se escondem atrás de teclado e internet pra criticar os “libertinos” de hoje. Quem plantou em 1988 essa Constituição elitista e feita pra massacrar povo sem instrução, foram exatamente os tais “libertários” que aqui vêm pregar plantio e colheita. Hipócrita, não?

      • Mauricio Nunes disse:

        Hipócritas sao os esquedopatas da sua estirpe, que foram doutrinados e condicionados a pensar e agir como verdadeiros idiotas, e vivem repetindo as suas excrescências mentais na internet, mesmo após 13 malditos anos de desgoverno dessa corja tão sórdida, extremamente hipócrita e corruPTa, que só fez o pais involuir sob todos os aspectos morais, sociais, econômicos e o mergulhou numa crise sem precedentes. Poupe nos de suas idiotices e vá expo-las em algum curral vermelho.

        • Ricardo Romano disse:

          Vai expor ONDE QUISER! NINGUÉM VAI TE POUPAR COISA NENHUMA! NÃO GOSTOU? MORDA-SE! A ISTO CHAMA-SE DEMOCRACIA. TÁ COM RAIVINHA PORQUE NÃO GOSTA DE LER OPINIÕES CONTRÁRIAS ÀS SUAS? PROBLEMA SEU.

          • Mauricio Nunes disse:

            Só em algum curral vermelho ele poderá encontrar jumentos encantados que façam eco aos seus argumentos idiotas. Voce é so mais um mero exemplo!! “A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas”, não é mesmo?

        • Luiz Carlos Ferreira Gomes disse:

          Vc é um doente, vai se tratar…

        • Roberto Andrade disse:

          Realmente. Os esquerdfopatas tiraram o país da decima quarta economia do mundo para o sexto posto em 2010, pagaram a divida com o FMI, economizaram mais 340 bilhões de dolares em reservas internacionais, mantendo a divida pública-PIB menor do que era em 2002. O moralismo hipócrita e falso é o primeiro refúgio dos canalhas. Como se antes do PT não hoveesse violência ou impunidade nesta sociedade escravagista e canalha. Me engana que eu gosto…

    • Ricardo Romano disse:

      QUE RIDÍCULO! LIBERTINOS? NA DITADURA ROUBAVA-SE A RODO NESTE PAÍS. CONCURSO PÚBLICO? UMA OVA. ENTRAVA PELA JANELA QUEM TINHA CONHECIMENTO. A CLASSE MÉDIA CONTRATAVA UMA MENINA DE 13/14 ANOS VINDA DO INTERIOR E ACHAVA LINDO O TRABALHO INFANTIL. OPERÁRIO MORRIA POR FALTA DE EQUIPAMENTO E A FAMÍLIA QUE SE DANASSE, OU VOCÊ FINGE NÃO SABER QUE CENTENAS DE OPERÁRIOS MORRERAM NA CONSTRUÇÃO DA PONTE RIO-NITERÓI? VAI INVENTAR HISTORINHA PRA RETARDADO MENTAL. A DITADURA FOI PODRE, NOJENTA, CORRUPTA, MORALISTA. ASCO DESSA GENTE QUE JUSTIFICA OS MILITARES.

      • Oyama Pereira disse:

        Caro RICARDO : eu não sei de nenhum militar com contas na Suiça ou paraísos fiscais. Vc conhece algum ? Por outro lado eu posso apontar dúzia de “cumpanheros” encastelados no governo pelo pessoal PTista. Bem similar aos tais apaniguados da época militar. E com a agravante que estão lá para dar apoio político e financeiro ao governo esquerdinha que os apontou. Nos tempos idos uma menina de 13 ou 14 anos era colocada para trabalhar…bom, é Vc quem diz isso. Mas hoje esta mesma menina é colocada no tráfico e na prostituição, concorda ? Naquele tempo operários morriam na construção, tal como hoje em dia. Que morriam mais é pura balela esquerdopata. Em se tratando de retardados mentais, me vem à mente os tipos como a ex-presidenta, que pretendiam conduzir o país rumo ao luminoso futuro de uma ditadura proletária…Arre !

        • Rogerio disse:

          Militares não, isso é verdade. MAS os empresários da construção que hoje roubaram bilhões nasceram lá. Todas as grandes construtoras cresceram fraudando já na pepoca e quem reclamava era taxado de comunista. Epidemia de meningite no país grassou feroz e foi escondido pela censura, grandes proprietários de terra principalmente no norte assassinavam pequenos produtores para tomar suas terras (ou vocÊ acha que estes grandes latifundios foram conseguidos com meritocracia ?). Vê se cresce. tinha corrupção e era toda escondida.

        • Dionisio Striquer Soares disse:

          O coronel Mario Andreazza, ministro dos transportes em grande parte dos governos militares, morava em uma cobertura de milionário no Rio. Por sua condição financeira legal isso seria impossível. Outros militares não sei, porem se houvessem, ninguém saberia. Nunca se roubou tanto quanto durante este período no Brasil. Os beneficiários desta roubalheira são os que hoje estão no poder em nosso país.

        • Sonia Sant´Anna disse:

          Sou contra contas na Suíça. Corrupção é crime. Mas prefiro cem corruptos a um único torturador.

          • Roberto Andrade disse:

            Muito bem, Sonia. Foi justamente esse discursinho hipócrita e mendaz contra a corrupção que levaram Hitler e Mussolini ao poder, e ajudaram a parir o Golpe de 1964. Começa-se querendo botar ordem nas coisas e termina-se queimando mulheres e crianças em campos de extermínio.

        • Hideraldo Hito disse:

          Concordo. Quem viveu na época dos militares, sabe o que era hierarquia e educação.
          Ninguém ia preso “de graça”. Se foi, é porque fez pra ser.

        • Roberto Andrade disse:

          `Meu caro, militares receberam mals de dólares da embaixada americana, e isso já antes do golpe. Até hoje mesmo há corrupção nas forças armadas, aliás, como em qualquer outro setor, pesquise no google.

      • Mauricio Nunes disse:

        Muito legal para voce deve ser essa CLEPTOCRACIA, que foi instalada desde março 1985, em que a maioria do povo sobrevive miseravelmente em um dos piores e mais deploráveis antros de extrema corrupçao, violencia absurda e IMPUNIDADE do mundo, onde morrem assassinados mais de 60 mil por ano e nao há acesso a educaçao de qualidade, saude e nenhuma segurança. E mesmo após 13 malditos anos de desgoverno de uma corja esquedopata, as coisas so pioraram, pois tinham apenas um projeto de permanencia no poder e se locupletar a custa do povo.

        • Hideraldo Hito disse:

          Concordo.
          Quem viveu na era dos Militares sabe a diferença.
          Hoje é só mercenário, vagabundo e ladrão no poder.
          Falta BALA pra esta corja.

        • Renato de Carvalho disse:

          vc vem da onde amigo pq n é possivel vc n conhecer/entender a historia n é mesmo?… querer os milicos de volta é o mesmo q a alemanha querer o nazismo de volta sacou ou quer q eu desenhe ?

      • Bento Sartori de Camargo disse:

        Volta para a escola cara, você sequer sabe que não se usa letra maiúscula em textos aqui. É absolutamente limitado no assunto, lamentável!.

      • Alexandre Pereira disse:

        Comecei a trabalhar com carteira assinada aos 14 anos de idade. Não morri por causa disso, aliás, me profissionalizei. Hoje sou empresário, tenho profissão desde os 15 anos. A propósito, nasci na favela e não me tornei um traficante pois preferi estudar e trabalhar, portanto não imaginem que sou ELITISTA. E pelo amor de Deus, quem fala de favela e vila, não conhece a verdadeira realidade. Claro que tem pessoas de bem, mas a maioria são pessoas que não querem trabalhar e apenas viver dos “Bolsas Misérias” da vida. EU SEI QUE É ASSIM, POIS NASCI E VIVI ALI.

        Falar que 14 anos é criança passa a ser deplorável. Proibir os mesmos de trabalharem e ajudarem os seus pais (que foi o meu caso) é coisa de polícia, mas polícia para quem inventou este impedimento.

        Sou completamente a favor de colocar as coisas em ordem neste país, uma delas é acabar com as desgraças chamadas SINDICATOS, MST, CUT e AFINS.

        Não vivi a ditatura, mas me lembro que quando criança, a polícia era respeitada. Não podíamos ficar na rua após as 22 horas. Quer saber? Isso era legal. Pois quem ficava era vagabundo e não pessoa de bem (exceto os que trabalhavam e estudavam). Hoje um ladrão é preso, ele além de ficar poucas horas “guardado” ainda zomba da polícia dizendo que tem táxi gratuíto.

    • Antonio Carlos Scalandre disse:

      E o haras do Figueiredo?

    • Luiz Carlos Ferreira Gomes disse:

      Este pais é prova e todos sabem que uma maioria imbecilizada, alienada,
      omissa, covarde, moralmente degradada e corrompida, nao tem condiçoes de
      conduzir o destino de uma naçao. Vc fala de si próprio com toda certeza!

    • Roberto Andrade disse:

      Realmente. Tiraram o país da decima quarta economia do mundo para o sexto posto em 2010, pagaram a divida com o FMI, economizaram mais 340 bilhões de dolares em reservas internacionais, mantendo a divida pública-PIB menor do que era em 2002. O moralismo hipócrita e falso é o primeiro refúgio dos canalhas. Como se antes do PT não hoveesse violência ou impunidade nesta sociedade escravagista e canalha. Me engana que eu gosto…

  22. Carlos Steiger disse:

    Engraçado que qdo vai ver o currículo dos perseguidos tem sempre a palavra esquerda, sociologia, luta armada e comunismo….

    • Taipan disse:

      Quem estuda um pouquinho aprende que, sem sociologia, filosofia e oposição ao status quo, o seu direito de ir e vir dizendo essas maravilhas nem existiria, pois você teria nascido escravo e teria apenas direito a trabalhar calado e apanhar. Estude e comprove!

      • Roberto Martins disse:

        É isso que te falei acima que você não entende, quem queria isso eram os comunistas terroristas de carteirinha que assaltavam bancos, promoviam matentados e assaltos a quarteis. Se eles tivessem conseguido o intento aí sim você teria nascido escravo do regime comunista (Veja como foi a vida dos Cubanos) e uma grande parte daqui foi pra lá aprender guerrilha e teve até gente que fez operação plástica para voltar pra cá. Desse vejo que você diz de estudos, mas você mesmo nunca os fez. Então estude e aprenda a verdade e não essa mentira contada pelos “Mentirosos Comunas”.

        • Taipan disse:

          Esse papo seu tá qualquer coisa. Li muita dessa conversa velha e fiada em “Mein Kampf”. Cruz credo! Te falei, vá pra uma cidadezinha bem pequena de interior, lá tem o sossego. Querer ditadura pras novas gerações é muito egoísmo, pra não dizer canalhice mesmo, me desculpe.

      • Carlos Steiger disse:

        Aí vai depender de onde vc nasceu. Tem cada buraco nesse mundo. A começar por aqui. Ativista de luta armada toda porrada é pouca.

    • Ricardo Romano disse:

      ENGRAÇADO COMO OS CANALHAS SEMPRE DESVIAM DO ASSUNTO QUANDO NÃO TEM ARGUMENTOS. CONCORDAR COM A TORTURA DE MULHERES GRÁVIDAS? COISA DE NAZISTA, SÁDICO, DE GENTE PODRE, GENTALHA ESCROTA. NINGUÉM MERECE SER TORTURADO. NEM A GENTALHA QUE DEFENDE A TORTURA. ENFIM, GENTALHA É O QUE NÃO FALTA NA TERRA DE PINDORAMA. QUEM APÓIA TORTURADOR QUE FALA EM MATAR GENTE INOCENTE? GENTE DE BEM QUE NÃO É!
      https://www.youtube.com/watch?v=-fMdCwlwg8E

    • Roberto Andrade disse:

      E? Estavam combatendo um governo ilegítimo que chegou ao poder pela violencia, sem um único voto, com o apoio de uma potência estrangeira.

  23. Felix disse:

    Brasil precisa urgentemente de uma intervenção militar da direita. Militares tomando o poder não é o ideal, mas é necessãrio pois a zona total e a esculhambação que vivemos hoje são intoleráveis. Os políticos corruptos e parte do judiciário devem ser varridos do mapa. Porém, até agora, os militares estão fugindo do dever, o que é decepcionante.

    • Taipan disse:

      O dever é do povo de votar certo pra não ficar na mão de general de meia colher. Militarismo ficou nos anos 70.

      • Felix disse:

        Votei certo não sei quantas vezes e todos os eleitos foram depois contaminados pela lepra da corrupção e da desonestidade que regem o congresso. Precisamos, e muito, dos militares! Mas, quem, em primeiro lugar, é responsãvel pelo seu comportamento é o próprio político, não seu eleitor. Não há justiça com esse imundo foro privilegiado, nem com esse stf vendido e extremamente lento, levando muitos casos à prescrição. Não há democracia onde um presidente compra boa parte dos políticos, com dinheiro do povo evidentemente e às custas do país, para fugir da justiça.

        • Taipan disse:

          Você votou errado, pare de justificar. Brasileiro precisa crescer e parar de querer justificar, porque erra sim, todos são humanos: votam em quem “conhecem” ou “gostam” ou “apoiam” ou qualquer termo impreciso e chulo que o valha. Tudo gente fraca de caráter, sem estudo e sem base moral. Política é profissão, não convicção, por isso, exige ética e isso não é opcional. Contaminar-se é uma ótima desculpa, dentre muitas, que os adolescentes de 50 anos brasileiros usam pra justificar que jamais cresceram, não gostam de estudar e querem um pai militar que lhes ponham para fazer a lição de casa todos os dias. Tenham dó.

          • Felix disse:

            Quem é responsável pelos erros dos políticos são os próprios políticos, não os eleitores enganados! Não inverte as coisas!

          • Taipan disse:

            Os políticos só são políticos porque os eleitores votam neles. Não há inversão alguma aqui: vc deposita sua fé nele votando e ele chega lá e ri de vc por quatro anos. SEMPRE assim. Eleja alguém que vc tenha certeza que não vá fazer isso, que seja teimosa, turrona e inflexível nesse sentido, já seria um bom começo.

          • Felix disse:

            ‘Eleja alguém que vc tenha certeza que não vá fazer isso’. A prática ensina que essa certeza não existe.

      • Oyama Pereira disse:

        Vamos ver se esta massa ignara e bovina consegue este milagre, amigo. Nessa estou com Vc.

    • Zé da Silva disse:

      O Brasil precisa urgentemente de uma intervenção civil. Sabe como se faz isto? Criando vergonha na cara e aprendendo a votar. Simples assim.

    • Fabio Moreira disse:

      Na verdade os Militares não querem tomar o Poder (se quisessem já o tinham feito). Por causa de meia duzia de anarquistas, assassinos e ladrões que levaram uns tapinhas na bun da(coisas que os pais não conseguiram fazer, por se tratarem de pessoas “descompensadas”) por fazerem merda. Subiram ao poder e só fizerem aquilo para que estavam predestinados a fazer: mais mer da! Roubaram descaradamente e levaram o pais a bancarrota: e com isso deixando sem educação, saúde e matando de fome milhões de pessoas! Maquiavélica e diabólicamente, colocaram o Exercito na cruz e estão jogando pedra ha 32 anos, deturpando a história do Brasil, primeiro, por ele ter afastado o Brasil de ser uma Cuba ou Coreia do Norte, que pararam na decada de 50, e os Ditadores são donos do País e seu povo uma criação de animais caseira, e por ter tirado o País de um Pais rural e colocado como oitava potencia econômica do Mundo!

      • Roberto Andrade disse:

        Levaram ol país à bancarrota; Tiraram o país da decima quarta economia do mundo para o sexto posto em 2010, pagaram a divida com o FMI, economizaram mais 340 bilhões de dolares em reservas internacionais, mantendo a divida pública-PIB menor do que era em 2002. O moralismo hipócrita e falso é o primeiro refúgio dos canalhas. Como se antes do PT não hoveesse violência ou impunidade nesta sociedade escravagista e canalha. Me engana que eu gosto…

    • Oyama Pereira disse:

      Os militares não estão fugindo ao dever. Apenas sabem que isso é um balaio de gatos insanos e muito difícil de arrumar.

    • Dionisio Striquer Soares disse:

      Felix, intervenção militar de direita coloca políticos de direita no poder e deixa que eles roubem à vontade, ninguém fica sabendo de nada. Foi isso que aconteceu entre 64 e 85. Eles tirariam Temer e seu núcleo e colocariam outro também de direita, também do mesmo grupo e também corrupto.

      • Felix disse:

        A intervenção colocaria os militares no poder, não os políticos. Só mencionei a direita por causa dos militares esquerdistas na Venezuela, Cuba etc. Não podemos esquecer que foram os governos pt dos últimos 13 anos que nomearam os atuais coroneis e generais, alguns provavelmente adeptos da esquerda. A tal comissão da verdade, que por sinal empolgou pouquíssimas pessoas, acusou os governos militares de várias coisas, mas não de corrupção.

        • Dionisio Striquer Soares disse:

          Um governo militar governa sempre com políticos, não existe na história governo militar exclusivo. Estes militares que se arvoram hoje em tomar o poder são de direita, assim como todos os civis defensores desta ideia. As comissões da verdade, nacional e estaduais, não tinham por objetivo verificar corrupção neste período. Acredito que a maioria absoluta dos militares no poder eram honestos, a corrupção ficava por conta dos civis. Os militares, de uma forma geral honestos, davam suporte aos civis, maioria corruptos e os civis davam suporte ao poder dos militares.

          • Alexandre Pereira disse:

            Dionísio.

            Eu também penso que mesmo com o militarismo existe roubo. Mas eu duvido que seja igual este ParTido fez. Conseguir quebrar a Petrobrás, BNDES, CEF e mais um monte de grandes empresas.

            Vamos e convenhamos, antes existiam regras. Vagabundos e bandidos é que não gostavam, como não sou nem um nem outro, prefiro o Brasil andando pra frente com pessoas de bem no poder, ou seja, ORDEM E PROGRESSO. O que o PT fez foi DESORDEM E REGRESSO.

          • Roberto Andrade disse:

            Quebrfar o BNDES? O PT deixou mais de 300 bilhçoes de reais no caixa do BNDES, tanto é que o Temer usou 150 bi para “pagar” adiantado ao tesouro. Porque que antes de latir de ouvido vcs não pesquisam no google?

          • Alexandre Pereira disse:

            Meu amigo, pelo jeito vc é um dos mal amado do partido vermelho. O PT quebrou o BNDES, PETROBRÁS, CAIXA e mais um monte de grandes empresas. Quem late é a sua mãe seu verme. Não me baseio apenas em google, seu retardado. Eu trabalho com números de economia. Felizmente o barbudo não consegue fazer a mesma lavagem cerebral que faz em vocês.

        • Roberto Andrade disse:

          Vai sonhando.

  24. Antonio Aparecido Christófalo disse:

    Discordo de quem se refere ao regime militar como ditadura. Tivemos isto sim um regime democrático de exceção. Prova disso é que eram escolhidos indiretamente os presidentes, mas os demais cargos eletivos eram pelo voto direto. Exercíamos o direito de ir e vir, estudar, trabalhar, passear em qualquer canto do mundo, sem qualquer questionamento. As manifestações públicas eram aceitas desde que pacíficas, ordeiras, caso contrário a polícia descia o porrete. A liberdade de expressão também era de exceção, pois havia censura prévia, uma vez que o regime não aceitava acusações sem provas.
    Que saudade!

    • Taipan disse:

      Existem, ainda, muitas ditaduras imundas pelo mundo. Com sorte, você ainda consegue achar uma para se enfiar e ser muito feliz. Adeus!

    • Jorge Raphael disse:

      uhauhauhauhauhauha! Já pode se candidatar a um cargo político, pois sabe ser descaradamente sem noção! Saudades da ditadura, é!? Tem gosto para tudo, tem quem curta velas quentes , chicote……entendi!

    • Wagner Alexandre Santos disse:

      Se discorda veja que em 1964 houve o golpe e em 1968 já havia fortes manifestações contra este golpe, quando os militares da linha mais dura, homicida mesmo, deram o golpe no golpe criando o AI-5, QUE É UMA DITADURA MAIS DURA DENTRO DA DITADURA.! Pode discordar a vontade.

    • Fabio Moreira disse:

      Fique com raiva não: nenhum desses que falam mal da DitaLight viveram naquela época! Diga-se de passagem, a única ditalight do mundo que ao contrário das ditaduras Comunistas que mataram milhões de pessoas inocentes do povo, só eliminaram 261 dos Zés Bocos que acreditavam nas “causas”. Os espertos da época que só acreditavam em “si próprios” ficaram todos vivos: Dilma, Dirceu, Genoíno, todas as “meninas” que estão na Globo, o ex- da Dilma (assaltante e matador de Caminhoneiro na Dutra), etc. Tirem a Gloria Maria, que estudou no mesmo colégio que eu, no Centro do Rio, essa era pobrezinha, de Vila Isabel. As outras todas que ainda estão na Globo, eram tudo moradora de Copa e Ipanema. Tipo Dilma, tudo riquinhas, desculpe, Dilma era ricaça! Nossos “lideres” Comunistas e Socialistas, eram tudo gente rica, kkkk, e o povo acreditou que iam fazer Socialismo! kkkkk!

    • Ivan Monte disse:

      Era o céu nera? zé bobão…

    • Maria Pereira disse:

      Um conselho ao senhor Antonio de quem, como eu, já passou dos 80 anos e viu muita coisa: a inteligência com palavras e argumentos não lhe salvarão da falta de amor ao próximo

    • Ricardo Romano disse:

      Regime democrático de EXCEÇÃO? CARA, VOCÊ ACREDITA NESTA IMBECILIDADE? TEM SAUDADE DISSO.COITADO. SE FOSSE INSTAURADO NOVAMENTE UM REGIME DE EXCEÇÃO, VOCÊ SERIA O PRIMEIRO A SER PRESO E TORTURADO POR ELE. IMBECILIDADE TEM LIMITE, CARA.

    • Seneca disse:

      Vai estudar, criancinha sem noção !!!!!

  25. Jose Braga disse:

    Qual ditadura? No Brasil houve governo militar não ditadura .

    • Taipan disse:

      Houve ditadura. Estude mais que você aprenderá. Vá a bibliotecas, não fique só na internet, onde a informação é pouco precisa, confiável e cheia de bravatas sem lastro documental.

      • Roberto Martins disse:

        Joesley, bom dia, acho que quem precisa estudar é você e não ficar acreditando nos relatos de comunistas do P.T.. Eu sou de 1944, portanto vivi todo o governo militar e te digo que o povo pediu para barrar o avanço dos comunistas que queriam nos impingir uma Ditadura Proletária aos moldes de Cuba. E nos idos de 1964 eu era estudante universitário, portanto sei o que digo. Houve ditadura na ótica dos vagabundos comunistas, isso sim. Mas, para nós, houve desenvolvimento, cultura, crescemos e criamos nossas famílias sem essa violência de hoje, essa pornografia comunista que querem impingir às crianças e eu andava por São Paulo, de dia ou de noite, sem nenhum tipo de receio. Então, pesquise e aprenda a verdade e não a mentira que os comunas querem fazer parecer a verdade.

        • Taipan disse:

          As cidades eram muito menores que hoje, São Paulo então… A realidade era outra, quer você goste disso ou não. Em 1964 uma carta (!) demorava 1 mês pra chagar à Europa e hoje uma mensagem de whatsapp leva segundos. Não adianta querer dar penicilina a bactérias que hoje riem dela: o paciente vai morrer. Modernize-se e se mude para uma cidade de interior pequena: lá tem praça, coreto e baralho pro pessoal da tua idade ir terminar a vida. Querer ditadura para o país, para as gerações vindouras, só porque vc é velho e muito egoísta não justifica, me perdoe.

          • Oyama Pereira disse:

            Vc caro amigo ouviu muitas historietas contadas pelos seus familiares, não é ? E eles eram da esquerda, dá para ver.
            Quem deve mudar os pontos de vista é Vc meu caro. Na cidade pequena que Vc imagina e sonha, há drogas, tráfico, assaltos, pornografia e agora a novidade do gênero… Mudamos sim. Para pior. E graças à esquerda “modernizante” que envia mensagens WhatsApp como em Cuba e Coreia.
            O mundo largou mão desta enganação do comunismo e os grandes pensadores tupiniquins querem impor aqui, agora. Faz favor ! E depois de tudo, nem isso. O que querem é meter a mão no nosso dinheiro e SEM trabalhar. Esta é a maior filosofia esquerdista. ACORDE !

          • Ricardo Romano disse:

            DROGAS SEMPRE EXISTIRAM. OS ANOS 70 ERAM LOTADOS DE DROGAS. GÊNERO É O PROBLEMA? JURA? UI? TÁ COM MEDINHO DA SUA SEXUALIDADE? TEM MEDO DE SE TRANSFORAMAR EM GAY? PATÉTICO. ASSALTO? OS MILITARES ASSALTAVAM O POVO TODOS OS DIAS. ACORDA VOCÊ, ALICE! NOSSO DINHEIRO? SEM TRABALHAR? RIDÍCULO.

        • Wagner Alexandre Santos disse:

          Me u pai e de 1938 e diz que houve ditadura, eu sou de 63 e digo que era ditadura.

          • Oyama Pereira disse:

            Vc diz porque seu pai diz. Quando o governo militar saiu de cena Vc mal tinha acabado de retirar as fraldas. Logo o que Vc acha saber é coisa que seu pai te disse. Vc nem viveu o período.

        • Ricardo Romano disse:

          Ou seja: Você tem 73 ANOS E CONTINUA SENDO MANIPULADO. COM 20 ANOS, VÁ LÁ, VOCÊ ERA JOVEM. MAS AGORA? BARRAR “COMUNISMO?”RIDÍCULO. SE FOSSE PARA “IMPLANTAR O COMUNISMO”, LULA TERIA FEITO ISSO QUANDO TINHA 90% DE APOIO POPULAR. OS MENTIROSOS FALAVAM QUE ELE IA MUDAR A LEI PARA TENTAR UM TERCEIRO MANDATO. FINGEM NÃO LEMBRAR QUE O BRASIL PAROU POR UM ANO POR CONTA DO PROJETO DE REELEIÇÃO DE FHC. COXINHA QUANDO ACABA COM O PAÍS E COMPRA DEPUTADO NÃO TEM PROBLEMA, NÉ? A QUEM VOCÊ ACHA QUE ENGANA?

        • Alexandre disse:

          só esqueceu que de 1950 para cá, a população brasileira quadriplicou. Com políticas inadequadas na maioria das vezes, mandato a mandato, os problemas de direitos, de falta de acesso a saúde, alimentação, educação, moradia entre outros, culminou nesta condição de insegurança que agora o faz sair as ruas cheio de receio. Tudo isto aconteceu e você nem se deu conta? Onde esteve? Fazendo juramento a bandeira?

      • Oyama Pereira disse:

        Caro amigo : no Brasil sempre houve “ditadura” – Aqui o primeiro a não respeitar as leis é o governo e seus mandatários. O povão acompanha este exemplo. Este é o país do salve-se quem puder. E eu com os meus 74 aninhos bem curtidos te informo : em ’64 ou eram os militares ou a esquerda festiva e idiota que ainda infesta este país. Prefiro 0 governo militar ao que está aí. Vc. não ?

      • Jujuba disse:

        Eu não preciso ir a nenhuma biblioteca, pois vivi essa época! Foi o melhor período para se viver no Brasil. Eram anos de glória. O cidadão normal, trabalhador recebia do governo a segurança de poder sair na rua a qualquer hora do dia, os hospitais públicos eram referências mundiais, onde até presidentes da república se tratavam. As escolas públicas tinham ensino de qualidade. Para o pobre, que não conseguia vaga em colégio público, o governo dava bolsa em escolas particulares de ótimos níveis. Não tínhamos grades em casa, e podíamos dormir de janelas abertas, pois guardas- noturnos cuidavam das ruas nas madrugadas. Podíamos viajar, não existia arrastões, armas em morro, explosões de bancos, gente atendida em chão de hospitais. Menores pagavam por seus crimes, e bandidos eram afastados da sociedade. Lamento muito que as gerações atuais não possam viver em liberdade de ir, vir, se formar,sem o risco de perder suas vidas por balas perdidas, por roubo de bicicletas, de celulares. Ninguém que saia hoje de casa, tem a certeza que irá voltar, pois estamos sendo comandados por bandidos, por corruptos que transformaram a lei do país em benefícios para criminosos. Saia das bibliotecas, onde o papel aceita tudo e vá conversar com quem viveu nessa época.

        • Ricardo Romano disse:

          Bolsa em COLÉGIOS PARTICULARES PARA OS POBRES? NA DITADURA? QUE DROGAS VOCÊ ANDOU TOMANDO? FRANCAMENTE, NEM COXINHA ACREDITA NESSA IMBECILIDADE!

          • Jujuba disse:

            Viu, como vcs são ignorantes! Eu estudei em colégios particulares com bolsa. Fui bolsista. Vá se informar. Converse com qualquer diretor de colégio particular daquela época e saiba que existiam cotas para pobres e classe média sim. Cursei faculdade particular, não precisei de bolsa mais, e quem não podia pagar faculdade privada, recorria ao crédito educativo. A diferença é que era algo tão natural que os militares não saíam por aí se auto promovendo. Tenho pena de gente como vc, que é ignorante e deve ter sofrido lavagem cerebral. É do PT, né? É a sua cara! P.S: as escolas públicas eram disputadíssimas. Pedro II é um clássico exemplo dessa época.

          • Jujuba disse:

            Leia o art. 168, da Constituição Federal de 1967, e a EC/1969 em seu art. 176 e pare de passar vergonha!

          • Mauricio Nunes disse:

            Ele como muitos outros, viveram a epoca e falam com propriedade e conhecimento de causa, e nao de ouviu falar ,e nem ficam repetindo asneiras que a ideologia esquerdopata tenta incutir nas mentes dos idiotas.

    • Sandro Borges disse:

      É sério que alguém fez essa pergunta ?
      vamos estudar um pouco viu

    • Jucivania Oliveira disse:

      Nossa, depois de ler a reportagem, para não falar no farto material existente nos livros de história, ainda existem pessoas que duvidam da existência da DITADURA? Estou pasma!

    • Wagner Alexandre Santos disse:

      Você já viu algum regime militar sem ditadura??? Já viu a supressão de TODAS liberdades serem algo diferente de ditadura. Leia o que é o AI-5 e veja se não é ditadura… Mas se você tem menos de 45 anos, está falando do que não viu. Eu vi, e era ditadura mesmo. especialmente no governo Médici.

  26. Luiz Ferreira disse:

    Engraçado! Havia duas forças. Uma antagonizava a outra. Esquerda (querendo o poder) e Direita (defendendo o poder que tlinha). É guerra, professora! Você escolheu o seu lado. A imprensa é tendenciosa pra caramba. Se o sujeito foi de esquerda e se armou e matou, esse é um injustiçado! Agora, se é de direita e, por questão de estratégia, também matou, é bandido. Ora, ora, ora, foi guerra, foi pra ela quem quis se “alistar”.

    • Hilder Nonato disse:

      Luiz Ferreira, seu animal, tortura é considerado crime contra a Humanidade, sua anta. Mesmo que fosse o caso de serem “assassinos” é vedado a agentes do estado torturarem. Você não tem vergonha de ser um asno, não???

      • Odair Fazzio disse:

        Parabéns pela sua educação amigo.

      • William Carvalho disse:

        Respeite a opinião alheia seu incompetente, só sabe ofender analfabeto

      • Wagner Alexandre Santos disse:

        Opa, não é porque o cara defende uma falácia que se pode xingar a pessoa. Acho que estas pessoas precisam passar pela ditadura para saber o que é uma. Eu já passei e não quero. Parte dos que dizem que não houve ditadura foram os que a apoiaram, pois sim houve apoio, e não admitem que fizeram bobagem da grossa.

        • Ivan Monte disse:

          Só se eles passarem por uma ditadura sozinhos, uma segunda, quem já passou, não quer…

        • Ricardo Romano disse:

          Chamar um imbecil de imbecil não é xingar. É UMA CONSTATAÇÃO. ESSA GENTALHA VEM PREGAR A TORTURA E QUER O QUÊ EM TROCA? AFAGOS? É UMA GENTINHA. NÃO MERECE SER TORTURADA PORQUE NINGUÉM NO MUNDO MERECE. MAS ESCULACHADOS ELES MERECEM SER, SIM.

      • Oyama Pereira disse:

        Amigão…numa guerra vale tudo, não sabia ? Os comunas torturam os seus prisioneiros da mesma maneira que os fascistas. Parem Vcs da esquerda se fazer de eternas vítimas. Não são. São apenas o lado perdedor. Se meteram numa briga com cachorro grande e apanharam. Assim aprendam e não se metam. Ou se desejam se meter arquem com as consequências. Ponto final.

        • Ricardo Romano disse:

          NUMA GUERRA NÃO VALE TUDO,NÃO! VOCÊ NUNCA FALAR EM CONVENÇÃO DE GUERRA? PAÍSES MINIMAMENTE CIVILIZADOS NÃO ADMITEM TORTURA. MAS ESTOU FALANDO DE GENTE CIVILIZADA. CLARO QUE NÃO SE APLICA A VOCÊ, UM SER QUE BOSTEJA UMA MERDA DESSAS!

    • Sebastiao disse:

      Senhor Luiz Ferreira, hoje tambem vivemos uma situacao semelhante se considerarmos a sua resposta. Temos a violencia, de uma lado a policia e de uma os bandidos. Provavelmente entao, o Sr acharia normal a policia sequestrar parantes de bandidos (mae, filho, conjugue, avos, vizinhos, etc) e tortura-los afim de que confessem o paradeiro, modus operanti, bens, etc do suposto bandido?
      Senhor Luiz, a democracia nao tolera isto. Todos devem ser respeitados e terem seus direitos preservados. A restricao de direitos deve ser aplicada aos acusados somente depois de julgados (com direito a defesa) e se condenados.
      E voltando ao assunto, nao havia duas forcas como o Sr afirma. Havia uma unica forca imposta (nao houve eleicao para implantar a ditadura de 64). E haviam aqueles que nao se conformavam com esta imposicao violenta. Mas estes inconformados nao tinham o aparato militar do Estado a seu favor. Entao era uma luta de Sansao contra Golias.
      E finalmente sobre imprensa tendenciosa, pode ser. Mas e o depoimento de quem viveu, e os livros, e os arquivos dos poroes e os inumeros desaparecidos, tudo isto e’ tendencioso? Procure refletir sobre isto e nao se deixe levar somente pela sua vontade. Nao existe ditadura (imposicao) justa, caro colega. A democracia, por mais falha que seja, e’ o conjunto de decisoes de todos, e’ a decisao da maioria. Ditadura e’ imposicao da vontade de um so’ (ou de pouquissimos).

      • Fabio Renan Curvelo Flor disse:

        Parabéns pela aula. Venezuela e Cuba são exemplos dessa democracia aí citada, e o Brasil por muito pouco não está na mesma nau. Saudades de quando existia aula de Educação Moral e Cívica.

      • Mauricio Nunes disse:

        Eu acho certo sim, pois todos devem ser responsaveis pelo lixo que reproduzem. Isso pode nao ser legal em um democracia de verdade, o que nao é o caso dessa deplorável CLEPTOCRACIA em que o pais vive. “A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas”, nao é mesmo??

      • Oyama Pereira disse:

        Caro Sr. Sebastião : o dever da polícia é prender o bandido e leva-lo a julgamento. O dever do exército é matar, ferir ou eventualmente aprisionar. São modos distintos de se lidar com o “outro lado”.
        Há que se ter em mente a atmosfera da Guerra Fria da época, o estardalhaço dos comunistas (são mestres nisto) e o temor de transformar o país numa segunda Cuba. Os extremistas brasileiros, financiados e treinados por Cuba e URSS pretendiam fazer uma revolução ao estilo cubano e no final implantar um “governo democrático proletário” – Este só existente na cabeça dos visionários idealistas de esquerda. Em nenhum lugar do mundo funcionou assim, jamais. Face a uma situação destas o exército defendeu o país daquilo que aos seus olhos e da maioria dos pensantes brasileiros, era uma situação de emergência. Os subversivos tentaram uma guerra para tomar o poder e se deram mal. Todo o restante é conversa prá boi dormir. Guerra é guerra, entendeu ? Ficar aí se lamuriando só dá canseira nos ouvintes.

        • Ricardo Romano disse:

          Canseira porque não foi A SENHORA SUA MÃE A TORTURADA! ALÉM DA SUA HISTÓRIA SER UMA MENTIRA DESLAVADA. QUEM FINANCIOU O GOLPE DE 64 FORAM OS EUA. VOCÊS, GOLPISTAS, FINGEM NÃO LEMBRAR QUE GOULART FOI ELEITO! TÍPICO DA DIREITA: INVERTER OS FATOS. NEM VOCÊ ACREDITA NAS BOBAGENS QUE ESCREVE.

        • Bento Sartori de Camargo disse:

          Correto o seu comentário Oyama!.

        • Roberto Andrade disse:

          E as fascistas brasileiros treinados e financiaados pelos EUA?

        • Sebastiao disse:

          Nao, Sr Oyama Pereira. Nao estou lamuriando. E acredito nao dar canseira em ouvintes, pois alem de nao estar dizendo e sim escrevendo, assim como o Sr se diz cansando, existem outros que gostaram do assunto e interagiram. E a analise do Sr tem outro equivoco: nao estavamos em guerra. E dever do exercito nao e’ matar, ferir ou aprisionar. O dever do exercito (assim como das outras forcas armadas) e’ proteger o pais de ameaca exterior. Os agentes das forcas armadas nao recebem treinamento para trabalharem como policia. E este papo de medo de comunista e’ de pouca inteligencia. As ditaduras ocorrem e ja’ ocorreram em diversas nacoes (Paises africanos, Oriente Medio, Americas, Portugal, Espanha, China, etc). Isto que imbutiram em voce e outros por aqui, foi apenas uma cortina de fumaca para imporem goela abaixo uma ditadura militar. Que, em lugar nenhum e’ regra ou remedio para recuperar (ou como gostam de dizer> salvar uma nacao). Democracia e’ viavel por que e’ o mais justo. E’ decisao de maioria. Nao decisao de um ditador. E outra: voce caga de medo de comunista, nao e’? E da China, voce nao tem medo?

      • Bento Sartori de Camargo disse:

        Não se pode esquecer que antes dos “direitos” vem os “deveres”, sem o último não existe o primeiro.

    • Taipan disse:

      Conflito de interesses há em tudo que envolva mais de um homo sapiens sapiens. Prova isso: nem você e sua esposa conseguem concordar em tudo e precisam chegar a um meio termo. Imagina em uma sociedade com 200 milhões de seres humanos… guerra é deferente de diferença, aprenda!

    • Wagner Alexandre Santos disse:

      Guerra assímétrica é aquela onde vc tem uma força imensa de um lado e outra, ditadora do outro. Se houve quinhentos combatentes de um lado e centena de milhares do outro é guerra? E mesmo em guerras há ditaduras.

    • Roberto Andrade disse:

      Só um covarde bandido pode equiparar um combatente armado com uma mulher grávida e indefesa. Em que lugar vc leu que a professora pegou em armas ou matou alguém? A imensa m aioria das pessoas presas naquela época eram presas por delito de opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via