Renata Camargo
O deputado Alberto Silva (PMDB-PI) morreu na madrugada desta segunda-feira (28) devido a complicações pulmonares. Com 91 anos, o parlamentar estava internado em um hospital em Brasília para tratar de um câncer de próstata.
O corpo do deputado será velado no Salão Negro do Senado, a partir das 10h30. Depois será levado para Teresina (PI), onde será realizado velório na Assembleia Legislativa do estado. O enterro será realizado na Parnaíba, terra natal do parlamentar.
Parlamentar mais idoso do Congresso, Alberto Silva exercia o seu segundo mandato como deputado federal. Em sua trajetória política, foi governador do Piauí por duas vezes (1971/1975 e 1987/1991), senador em dois mandatos (1979/1987 e 1999/2007), prefeito de Parnaíba também por duas vezes (1948/1950 e 1954/1958), além de deputado estadual (1951).
Como governador do Piauí, ficou conhecido por idealizar grandes obras como o estádio Albertão e o parque Potycabana. No Senado, presidiu as comissões de Minas e Energia e de Serviços de Infraestrutura. Na Câmara, era titular da Comissão de Viação e Transportes.
Atualmente, Alberto Silva era presidente da executiva estadual do PMDB. Formado em Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica pela Escola de Engenharia de Itajubá (MG), o deputado piauiense foi conselheiro da República em 2005.
“Era um homem moderno. Quando foi governador do Piauí, teve uma postura moderna, apesar da idade”, disse ao Congresso em Foco o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), acrescentando que o Parlamento perde com a morte do conterrâneo.
Leia a biografia completa de Alberto Silva
* Colaborou Fábio Góis.
Leia também
Deixe um comentário