O atual premiê David Cameron disse que o Reino Unido perdeu uma grande líder com a morte de Margaret Thatcher. A rainha Elizabeth II também manifestou pesar. Com demência, ela foi aconselhada pelos médicos a não falar em público em 2002. Desde então, poucas vezes apareceu publicamente. O corpo dela será cremado em cerimônia particular.
Leia também
Trajetória
Filha de um pastor metodista, Margaret Hilda Roberts estudou química na Universidade de Oxford, onde presidiu a Associação Conservadora, formada por alunos. Formou-se em Direito em 1954. Em 1961, tornou-se secretária de Estado do Ministério de Pensões e Seguro Social no governo de Harold Macmillan. Em 1970, na gestão de Edward Heath, foi nomeada ministra da Educação e Ciência. Cinco anos depois, Margaret Thatcher derrotou o próprio Edward Heath e tornou-se líder do Partido Conservador.
Como primeira-ministra, a partir de 1979, conduziu uma política econômica conservadora, com aumento de impostos, privatizações e menos intervenção na economia. Com baixa popularidade, conseguiu se reeleger graças à vitória na Guerra das Malvinas, contra a Argentina, e a uma rápida retomada do crescimento econômico. Ela renunciou ao cargo em 1990, com elevados índices de reprovação.
A trajetória de Margaret Thatcher foi retratada no filme “A Dama de Ferro”, que rendeu o Oscar de melhor atriz, em 2012, à norte-americana Meryl Streep, que encarnou a protagonista.
Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no Twitter