Ministros de estado e colegas de plenário lamentaram a morte do líder do PDT no Senado, Jéferson Péres (AM), que morreu na manhã de hoje (23).
O ministro das Relações Institucionais do Palácio do Planalto, José Múcio Monteiro, fez coro com a nota do presidente Lula. Para Múcio, Péres era “um homem que pautou a sua vida pelos princípios da ética e da moralidade”.
O ministro da Defesa, Nélson Jobim, considerou o falecimento do senador uma “grande perda” para a política do Brasil. “Era um homem importante, um grande amigo. Desempenhava um papel dentro do Senado que tinha uma funcionalidade muito forte. É uma grande perda para a política brasileira”, afirmou ele, em entrevista coletiva.
O senador João Pedro (PT-AM) relembrou o período em que conviveu com Péres na Câmara de Vereadores de Manaus. Ele destacou o caráter rigoroso do senador. “O Amazonas perde muito, pelo homem público que é o senador Jefferson Péres, referência em nível nacional. Senador franco, duro, exigente, mas profundamente ético.”
O líder do PDT no Senado era “parte do que havia de melhor” na Casa, nas palavras do presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE). “Sempre se manifestava em defesa da democracia”, comentou. (Eduardo Militão)
Leia também