O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardes, decidiu receber os representantes da Polícia Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Apesar das duas instituições serem equivalentes no âmbito do Distrito Federal, as negociações estavam sendo feitas separadamente até o momento.
Após conversar com os deputados federais Marcelo Itagiba (PMDB/RJ) e Laerte Bessa (PMDB/DF) (leia mais), o ministro agendou a reunião com os representantes das forças policiais e com técnicos do Ministério do Planejamento para amanhã (19), às 15h.
Negociações
Em fevereiro do ano passado a PF conseguiu um acordo com o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para ter reajuste de 30%. A idéia era que o teto salarial da categoria fosse equivalente ao dos juízes federais.
Os policiais chegaram a receber a primeira parte da compensação salarial, mas a segunda parcela, prometida para antes do fim de 2006, ficou pendente. O descumprimento do compromisso gerou diversas manifestações e paralisações que vêm ocorrendo desde fevereiro.
Leia também
No DF, por outro lado, os policiais civis fecharam acordo com o governador José Roberto Arruda (DEM) para receber o reajuste constitucional que é de 14,14%. Agora, no entanto, eles tentam conseguir o mesmo valor acordado com a PF.
"Nós temos o mesmo estatuto, o mesmo salário e a mesma origem e queremos discutir esses valores em conjunto. Estamos negociando para que a PCDF tenha o mesmo aumento acordado com a Polícia Federal", afirmou o deputado Laerte Bessa, que é delegado e já foi diretor geral da Polícia Civil do DF. (Soraia Costa)
Deixe um comentário