O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, defendeu hoje (22),a energia nuclear como fonte alternativa energética para o país. "Sou um defensor da fonte de geração nuclear para o Brasil", disse o ministro durante audiência pública no Senado Federal. Ele também comentou que o país possui o domínio da cadeia produtiva e tem tecnologia nacional para levar adiante projetos de geração nuclear.
O ministro ressaltou que é favorável à construção da terceira usina nuclear do país (Angra 3), cujo projeto estará em discussão em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na próxima terça-feira.
O planejamento do Ministério de Minas e Energia prevê o funcionamento dessa terceira usina a partir de 2013, caso o projeto seja aprovado agora pelo governo. Além de Angra 3, o plano de expansão da oferta de energia de longo prazo (2030) contempla a construção de ao menos outras quatro usinas nucleares, explica Patrícia Zimmermann, da Folha Online.
"Eu defendo que o país não pode ter nenhum surto por causa de energia e Angra 3 pode estar no rol de soluções", afirmou. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário