O ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, fizeram hoje (11) inspeções nos aeroportos de São Paulo. O primeiro a ser vistoriado foi o aeroporto de Viracopos, em Campinas, que deverá ter a região do check in ampliado, mais vagas no pátio e a pista reformada para começar a receber vôos remanejados de Congonhas e Cumbica (Guarulhos).
A idéia do ministro é desafogar o aeroporto de Cumbica para que a pista principal seja reformada, em definitivo, no início do próximo ano. Para isso, o aeroporto de Viracopos será preparado para receber 21 vôos que hoje atuam em Guarulhos. O projeto para os reparos na pista principal de Viracopos, que não é reformada há 20 anos, começarão a ser elaborados na próxima semana por técnicos da Infraero, de acordo com Jobim.
Pela avaliação do ministro, o aeroporto de Jundiaí já está preparado para receber os vôos da aviação Executiva que antes pousavam em Congonhas. Após uma visita de 40 minutos, o ministro destacou que, apesar de não haver torre, instrumentos de controle e grooving na pista, o aeroporto está apto para receber os vôos. Garantiu, no entanto, que tudo o que está faltando será construído. (Soraia Costa)
Atualizado às 15h20.
Leia também