O juiz federal substituto Márcio Rached Millani, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, instaurou processo contra os pastores evangélicos Estevam Hernandes Filho e Sonia Haddad Moraes Hernandes, líderes da Igreja Renascer, pelo crime de evasão de divisas.
Em janeiro do ano passado, ao entrarem nos Estados Unidos, os religiosos alegaram que não portavam dinheiro em espécie às autoridades norte-americanas. No entanto, após as bagagens serem revistadas foram encontrados US$ 56 mil. Parte desse dinheiro estava escondida em uma bíblia e na capa de um CD. Em razão disso, foram detidos sob a acusação de “contrabando de dinheiro”. Atualmente, Estevam cumpre prisão domiciliar e Sonia cumpre pena de reclusão de 140 dias.
De acordo com a Receita Federal, o casal também não declarou o montante à instituição e, por isso, após conclusão do inquérito policial, o Ministério Público abriu o processo contra Estavam e Sonia pelos crimes de evasão de divisa. Segundo a Procuradoria Geral da República, o depoimento dos dois à Justiça Federal está marcado para o dia 3 de junho deste ano. (Erich Decat)