Deputados mineiros e maranhenses foram fundamentais para a derrubada da CPI mista do Corinthians, arquivada hoje (8) por falta de três assinaturas pedindo sua criação – era necessárias 171 na Câmara e 27 no Senado. Nas duas bancadas, houve 37 retiradas de apoio para a investigação. A debandada representou um terço dos 111 parlamentares que retiraram suas assinaturas do requerimento da CPI (veja quem retirou).
Entre os partidos, o destaque é o PMDB, com 21 abandonos entre deputados e senadores. Atrás, vêem os oposicionistas PSDB (16) e DEM (15). Deputados governistas do PR e do PT retiraram 14 e 13 assinaturas, respectivamente. Juntas, essas legendas responderam por 59% das retiradas.
A CPI morreu pela desistência de parlamentares de estados com cidades candidatas a sediar jogos da Copa de 2014. É o caso de Belo Horizonte (MG), São Paulo, Salvador (BA), Rio de Janeiro e Fortaleza (CE), Belém (PA), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Pelo menos cinco parlamentares desses estados desistiram de apoiar a investigação nos clubes de futebol. A exceção é o Maranhão, cuja capital, São Luís, não concorre a sediar jogos da Copa.
Ao todo, 18 das 27 capitais brasileiras estão na disputa. As outras cidades são Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio Branco (AC).
O levantamento não inclui as desistências dos senadores tucanos Eduardo Azeredo (MG) e Tasso Jereissati (CE), que retiraram as assinaturas antes mesmo de o requerimento da CPI do Corinthians ser protocolado. (Eduardo Militão)
As desistências, por partido
PMDB………………….. 21
PSDB………………….. 16
DEM………………….. 15
PR………………….. 14
PT………………….. 13
PSB………………….. 7
PTB………………….. 7
PP………………….. 6
PCdoB………………….. 5
PV………………….. 4
PPS………………….. 2
PDT………………….. 1
As desistências, por estado
MG………………….. 22
MA………………….. 12
SP………………….. 9
BA………………….. 7
RJ………………….. 7
CE………………….. 5
PA………………….. 5
PR………………….. 5
SC………………….. 5
PE………………….. 4
ES………………….. 3
PB………………….. 3
RR………………….. 3
RS………………….. 3
AC………………….. 2
AL………………….. 2
AP………………….. 2
DF………………….. 2
RN………………….. 2
SE………………….. 2
AM………………….. 1
GO………………….. 1
MT ………………….. 1
PI………………….. 1
RO………………….. 1
TO………………….. 1
LEIA TAMBÉM
CPI do Corinthians é arquivada
Governadores derrubam CPI do Corinthians