O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), corre o risco de perder a vaga na Câmara dos Deputados no próximo mandato. O TRE-SP está decidindo a situação de dois candidatos que tiveram o pedido de candidatura indeferido por serem membros do Ministério Público: Carlos Sampaio (239.781 votos) e Dimas Ramalho (117.108 votos).
No último domingo, os votos de Carlos Sampaio e de Dimas Ramalho não foram contabilizados. Por decisão do Tribunal Superiror Eleitoral (TSE), os dois ganharam o direito da vaga e outros dois perdem as suas. Sampaio tomará o lugar de Walter Ihoshi (PFL), candidato da coligação PSDB/PFL. A questão é saber quem sairá para abrir espaço para Dimas. Se for o PMDB, a vítima é Michel Temer. Há possibilidade, no entanto, de Dimas ocupar a vaga do PV. Nesse caso, quem perderia um lugar na Câmara seria Dr. Nechar.
Temer, com a mais baixa votação (99.046 votos) dos três candidatos eleitos pelo PMDB, obteve mais quatro anos de mandato na sobra do quociente eleitoral. Outros oito candidatos também conseguiram suas vagas por esse critério. Segundo a assessoria de imprensa do deputado, ele não vê sua reeleição ameaçada. No entanto, tem gente do próprio partido que admite que esse risco é real.
Leia também
"Nas nossas contas ele não perde, mas é claro que isso é muito relativo. A conta é muito complicada e ninguém sabe direito quem ficou com as duas últimas sobras e quem vai perdê-las", disse o líder do PMDB na Assembléia paulista, Baleia Rossi. (Tarciso Nascimento)
Deixe um comentário