O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato à presidência da Câmara, criticou hoje (24) o fato do presidente da Casa e candidato à reeleição, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ter programado uma aula para os novos deputados um dia antes da eleição para a presidência da Câmara.
O tucano está em Minas Gerais, onde buscou votos dos deputados mineiros junto ao governador do estado, Aécio Neves (PSDB).
"Tem um ditado, que me disseram que é mineiro, que diz que quando a esperteza é muito grande, vira bicho e come esperto. Esse negócio de querer mudar certas práticas na véspera da eleição, às vezes pode dar um efeito contrário, em especial com os novos deputados que se elegeram contra a idéia do mensalão", disse o parlamentar paranaense.
De acordo com a Folha Online, Fruet negou considerar uma "esperteza" de Aldo a aula aos novos deputados. No entanto, o tucano declarou que achava um erro "imaginar que isso seja um fator de garantia de voto".
O apoio de Itamar
O governador mineiro, Aécio Neves, afirmou que Fruet recebeu o apoio do ex-presidente Itamar Franco. "Ele [Fruet] recebeu agora o telefonema do presidente Itamar Franco, e vai falar sobre ele, também hipotecando integral apoio à sua candidatura o que mostra que aqueles homens públicos que têm compromissos com a ética, pelo menos boa parte deles, compreendem a importância da candidatura de Gustavo Fruet", afirmou Aécio.
Leia também
Chinaglia
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que também concorre à presidência da Câmara, afirmou hoje que a “aula” que o atual presidente da Câmara dará aos novos parlamentares não lhe preocupa.
"Eu não posso conceber que um deputado que representa o povo vai ter a opinião condicionada a um seminário", disse o petista, que avalia como "inusitada" a medida do adversário.
Chinaglia, que também está em Belo Horizonte, foi recebido por 21 deputados federais, além do prefeito Fernando Pimentel (PT), considerou que houve uma “repaginação” na disputa pela presidência da Casa com a candidatura de Fruet.
"O deputado Gustavo Fruet merece o meu respeito, assim como toda a bancada do PSDB. O que aconteceu foi uma repaginação da disputa, o que faz parte do processo", disse.