A Mesa Diretora do Senado está reunida para decidir se encaminha ao Conselho de Ética da Casa a representação feita pelo DEM e pelo PSDB contra o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Essa representação é a terceira protocolada contra Renan e pede a investigação da suposta compra de rádios pelo presidente do Congresso por meio de laranjas.
As denúncias sobre o uso de laranjas foram feitas pela revista Veja e confirmadas pelo ex-deputado e usineiro João Lyra (PTB-AL). Em entrevista, Lyra afirmou que Renan havia sido seu sócio durante cinco anos e que o presidente do Congresso teria usado laranjas para pagar R$ 1,3 milhão pela metade de uma rádio e de um jornal que posteriormente deram origem à JR Radiodifusão, hoje em nome de Renan Calheiros Filho.
Por estar envolvido na acusação, Renan Calheiros não está participando da reunião. O encontro está sendo presidido pelo 2° vice-presidente da Mesa, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), já que o primeiro vice-presidente, senador Tião Viana (PT-AC) não está em Brasília. (Soraia Costa)
Leia também
Leia também: