O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, venceu as prévias do PT para concorrer ao governo de São Paulo em outubro. A votação foi realizada no último domingo, mas o resultado oficial só foi divulgado no fim da tarde de ontem. O senador obteve 52,8% (35.626) do total dos 67.496 votos contabilizados na disputa interna, derrotando a ex-prefeita Marta Suplicy, que ficou com 47,2% (31.869) dos votos.
O quórum da votação ficou abaixo do esperado pelo diretório estadual, que contava com 80 mil votantes. Mais de 190 mil militantes estavam aptos a votar nas prévias, realizadas em 522 cidades. Uma das baixas foi o presidente Lula, membro do diretório paulista.
Ciente das dificuldades que o partido enfrentará no estado, o presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi, confirmou que o objetivo principal da sigla é a reeleição de Lula. "A prioridade real é reeleger Lula e, para isso, estamos até renunciando a algumas candidaturas nos estados", disse.
O discurso de Mercadante, logo após a proclamação do resultado, sinaliza que o pré-candidato do PSDB à Presidência também será alvo de sua campanha. "Minha divergência com o Alckmin é desde a época de deputado, do projeto dele para redução da maioridade penal para 16 anos. Eu pergunto a ele: é esse o caminho?", disse.
Leia também
Pesquisas de intenção de voto mostram que o senador perderia para o ex-prefeito paulistano José Serra (PSDB) já no primeiro turno. Na última pesquisa Datafolha, feita entre os dias 6 e 7 de abril, o tucano venceria Mercadante por 63% a 16% (num cenário sem a candidatura de Orestes Quércia). Num segundo turno, o tucano teria 69% dos votos na disputa com Mercadante. Para reverter o quadro, o líder do governo no Senado aposta em sua baixa rejeição eleitoral (14%).
Deixe um comentário