Mário Coelho
O senador João Pedro (PT-AM) disse na manhã desta sexta-feira (21), na sua página no site de relacionamentos Twitter, que Aloizio Mercadante (PT-SP) permanecerá na liderança do partido no Senado. “O senador Mercadante entrou em contato comigo hoje de manhã e disse que permanecerá no cargo. Ele deve fazer o anúncio em plenário”, afirmou João Pedro.
Apesar do anúncio de João Pedro, a dúvida permanece. Ontem (20), Mercadante anunciou, também pelo Twitter, que sairia da liderança do PT. Chegou até marcar um pronunciamento para as 15h no plenário. Entretanto, o petista acabou adiando o discurso após ter sido chamado pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula.
De acordo com o jornal O Globo, Lula já teria definido o substituto de Mercadante no cargo. Seria justamente João Pedro, suplente de Alfredo Nascimento (PP-AM), que assumiu o cargo em 3 de abril de 2007. Na reunião do Conselho de Ética de quarta-feira (19), ele foi o responsável pela leitura da nota assinada pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que recomendava o arquivamento das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).
De acordo com a Agência Senado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) confirmou que Mercadante pretende discursar na manhã de hoje para anunciar sua saída do cargo de líder do PT. O discurso deve acontecer em instantes.
Leia também