O PT divulgou no final da noite de ontem o resultado parcial das prévias que realizou no estado de São Paulo para a escolha do candidato a governador do partido. O senador Aloizio Mercadante tem 22.850 votos, contra 22.346 obtidos pela ex-prefeita paulistana Marta Suplicy.
Os números correspondem à apuração de 425 dos 622 locais de votação, incluindo a capital, onde Marta teve quase o dobro dos votos recebidos por Mercadante. Com a parcial de ontem, porém, os defensores da candidatura do senador tiveram a convicção de que ele vencerá a disputa interna no partido. Ele tem o apoio de 55 dos 57 prefeitos paulistas do PT.
É que a maioria dos votos ainda não apurados é do interior do estado, que aderiu em peso ao nome de Mercadante, também o preferido do presidente Lula. Embora esteja ligeiramente abaixo de Marta nas pesquisas de intenção de voto, o senador possui uma taxa de rejeição três vezes menor que a da ex-prefeita.
Caso a derrota seja confirmada, é possível que Marta saia candidata a deputada federal. O resultado final da prévia deve ser divulgado na manhã desta segunda-feira (8).
Os dois candidatos assumiram o compromisso de apoiar o outro em caso de derrota. De acordo com as pesquisas eleitorais mais recentes, Marta alcança índice de intenção de votos ligeiramente superior ao de seu concorrente no PT. Mas tem uma taxa de reijeição três vezes maior que a de Mercadante.
Leia também