O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não está de saída do governo, afirmou há pouco o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP). “Meirelles tem toda a confiança do presidente Lula. Ele está prestando um grande serviço ao país”, disse o senador.
Com a declaração, Mercadante tenta acalmar o mercado financeiro, que, contrariando as previsões feitas ontem pelos analistas econômicos, manifestou reações negativas ao longo do dia. Nesta manhã, o dólar comercial teve alta de mais de 2% e o risco-país, que mede a percepção do investidor estrangeiro, tinha às 10h elevação de 5%.
Mercadante reafirmou que a saída do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, não significa mudança na política econômica atual. “A política econômica não está em discussão e Guido Mantega não entrou para a Fazenda por conta disso”, afirmou.
O líder do governo também revelou que conversou ontem com o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, para tentar fazê-lo desistir de deixar o governo. “Pedi para o Levy não tomar qualquer decisão sem conversar comigo”, disse o petista. Mesmo com o pedido de Mercadante, Levy formalizou sua saída do governo no início da tarde de hoje.