O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse hoje estar preparado para assumir o Ministério da Fazenda caso seja confirmada a demissão de Antonio Palocci. "Continuo líder do partido e pré-candidato ao governo de São Paulo, mas coloquei o meu mandato à disposição e, se o presidente Lula precisar, estou à disposição", disse.
Durante ato no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, o senador reafirmou a intenção de disputar a prévia do PT para a escolha do candidato do partido ao governo paulista com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, e defendeu a manutenção de Palocci. "O presidente Lula reitera toda a confiança no ministro Palocci. Com ele o país teve a sua economia estabilizada e essa qualidade deveria se repetir nos próximos meses", afirmou.
Mercadante é o favorito para ocupar a Fazenda. Outro nome cotado é o do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega. A expectativa é de que Palocci deixe o cargo ainda esta semana, quando vence o prazo para os ocupantes de cargo público que pretendem disputar as eleições de outubro se desincompatibilizarem de suas funções.
Leia também
Abalada com a denúncia do caseiro Francenildo Santos de que o ministro teria mentido à CPI dos Bingos ao afirmar que jamais freqüentara uma mansão alugada por ex-assessores para fazer lobby e festas com garotas de programa em Brasília, a situação de Palocci ficou praticamente insustentável após os indícios de que o vazamento dos dados bancários do rapaz partiu de auxiliares do petista.