Em discurso realizado na tribuna do Senado Federal hoje de manhã, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu mudanças na política econômica do governo federal. Mercadante afirmou ser contrário à manutenção da atual agenda econômica do país. "Foi uma política de transição [com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso], que cumpriu o seu papel".
Mercadante criticou o chamado "velho desenvolvimentismo" econômico. "O velho desenvolvimentismo é imaginar que só baixando os juros vamos gastar mais, impulsionando o desenvolvimento econômico. O caminho do velho desenvolvimentismo pode levar ao crescimento, mas podemos ter na verdade uma bolha de crescimento. Não acredito que esse seja o caminho mais promissor".
O ex-líder do governo no Senado, no entanto, elogiou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles."O trabalho do ex-ministro Palocci e do Meirelles foi fundamental para o país. Nós não estaríamos podendo debater crescimento econômico hoje se não tivesse feito ajuste fiscal severo, reforma previdenciária e tributária. Só que, daqui para frente, nós não temos que continuar aumentado superávit primário, temos que fazer ajuste fiscal para aumentar o investimento público", defendeu.
Leia também
Mercadante apresentou como alternativa para a política econômica do país o que chamou de "novo desenvolvimentismo". "O que proponho não é um caminho fácil. É uma agenda pesada de discussões, de esforço para reduzir os gastos correntes". (Tarciso Nascimento)