O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) publicou hoje no site do PT, um artigo no qual fala da evolução das democracias na América Latina, criticando a persistência das desigualdades sociais e afirmando que apenas o aumento das taxas de crescimento pode minimizar os problemas sociais.
“As desigualdades sociais persistem, os níveis de pobreza permanecem elevados, não há geração de emprego suficiente para reduzir a informalidade e o crescimento econômico tem sido baixo e irregular”, diz Mercadante.
Para o senador as “fragilidades” são vistas em toda os países latinos. “O desafio das democracias latino-americanas é, pois, o de conciliar a consolidação dos direitos políticos e civis com a expansão dos direitos sociais e econômicos. Para tanto, é necessário, como afirmou o presidente Lula, um crescimento econômico sustentado com distribuição de renda e um Estado que seja capaz de prover serviços essenciais e investir nos setores estratégicos para o desenvolvimento, o que demanda política de controle do gasto público”, defende.
Leia também
Nesta semana, o presidente Lula foi escolhido o segundo melhor governante da América Latina, ficando atrás apenas da presidente do Chile Michele Bachelet, mesmo assim o Brasil não conseguiu entrar na lista dos países que ultrapassaram os 5% de crescimento, meta almejada por Lula e conseguida por países sul-americanos como Argentina e Uruguai.