O depoimento dos acusados no processo que investiga o esquema do mensalão começou a ser tomado hoje (17) na Justiça Federal. Neste momento, a juíza Maria de Fátima Costa, da 10ª Vara Criminal está ouvindo o deputado João Paulo Cunha (PT-SP).
Ele foi denunciado por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, acusado de favorecer a empresa de Marcos Valério, a SMP&B, na época em que era presidente da Câmara.
O deputado nega as acusações e diz que todos os contratos foram feitos por meio de licitação. O depoimento de João Paulo Cunha está sendo fechado e já dura quase duas horas.
Além de João Paulo Cunha, será ouvido hoje (17), às 14h30, o deputado José Genoino (PT-SP), que na época das denúncias do mensalão era presidente do PT.
Amanhã (18), serão ouvidos os outros três parlamentares denunciados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como envolvidos no esquema de compra de apoio político envolvendo o Partido dos Trabalhadores, a empresa de publicidade SMP&B e o Banco Rural. São eles Valdemar Costa Neto (PR-SP); Pedro Henry (PP-MT) e Paulo Rocha (PT-BA). (Soraia Costa)