Rodolfo Torres
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (29) reduzir um ponto percentual a taxa básica de juros da economia, a Selic, que passou de 11,25% para 10,25% ao ano. Esta é a menor taxa de juros da história do país. De acordo com nota divulgada, a decisão tem por objetivo aumentar “o processo de distensão monetária”.
Principal instrumento para o controle da inflação, a taxa básica de juros do país segue uma tendência mundial de queda em virtude da atual crise financeira internacional. Uma das consequências diretas da redução na taxa de juros é o acesso facilitado ao crédito, que, por sua vez, impulsiona o consumo.
Em dezembro do ano passado, a taxa básica de juros estava em 13,75%. Já em janeiro deste ano, com o agravamento da crise financeira, o Copom reduziu a taxa para 12,75%
Confira a íntegra da nota do Banco Central
Brasília -Avaliando o cenário macroeconômico e visando ampliar o processo de distensão monetária, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 10,25% a.a., sem viés, por unanimidade.
Brasília, 29 de abril de 2009