O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que não deixará o cargo após a saída, ontem, de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda. A afirmação foi feita hoje, durante a cerimônia de posse do novo titular da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio do Planalto.
"Gostaria de dizer que cumprimentei o ministro Guido Mantega por sua nomeação e pela oportunidade que agora teremos de voltar a ser colegas. Já trabalhamos juntos no Conselho Monetário Nacional e vamos voltar a trabalhar juntos agora. A experiência que tivemos quando ele foi ministro do Planejamento foi positiva e produtiva", afirmou Meirelles.
O presidente do BC afirmou também que presidente Lula garantiu a continuidade da autonomia do banco. "Estive com o presidente hoje, que reafirmou mais uma vez a autonomia do Banco Central e a nossa possibilidade e dever de cumprir a nossa missão e continuar fazendo nosso trabalho normalmente no Banco Central", revelou.
O novo ministro da Fazenda, Guido Mantega disse que respeitará a autonomia do BC, mas quer conversar com os colegas do banco sobre a taxa de juros.
Leia também