Um grupo de médicos residentes do Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), veio hoje (21) ao Congresso Nacional fazer um apelo para que os deputados votem rapidamente o projeto de lei que reajusta em 30% a bolsa dos residentes.
O projeto foi enviado na semana passada pelo governo como uma resposta à greve da categoria que já tirou cerca de 14 mil residentes dos hospitais públicos do país. Por enquanto, os residentes dizem que estão conversando de maneira “pacífica, na base do apelo”. Mas se a estratégia não surtir efeito, eles prometem trazer milhares de residentes ao Congresso e realizar uma passeata para pressionar os parlamentares.
O líder do Psol na Câmara, deputado Chico Alencar (RJ) disse hoje ao Congresso em Foco que considera difícil a aprovação do projeto ainda este ano. Segundo o parlamentar, bastaria um esforço do governo para mobilizar a base aliada. No entanto, Chico Alencar afirmou que não vê nenhum movimentação nesse sentido. (Diego Moraes)