O partido do MDB se manifestou, nesta sexta-feira (22), em defesa do Congresso em Foco e da liberdade de imprensa em suas redes sociais. De acordo com a sigla emdebista, os partidários defendem “a liberdade de imprensa, e a democracia plena”.
O posicionamento foi exposto em decorrência das ameaças de morte sofridas pelo repórter Lucas Neiva e da editora Vanessa Lippelt, em retaliação à veiculação de uma matéria em que é revelada a produção em massa de fake news em favor de Jair Bolsonaro no fórum virtual anônimo 1500chan. O episódio também foi repudiado por diversos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que subiram à tribuna para prestar solidariedade.
Leia também
O MDB defende a liberdade de imprensa, e a democracia plena.
Cobramos das autoridades, portanto, que tomem medidas contra as ameaças feitas contra a equipe do @congressoemfoco, site jornalístico com enormes serviços prestados ao povo brasileiro.
— MDB Nacional (@MDB_Nacional) July 22, 2022
As ameaças também foram repudiadas pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. No entendimento dos sindicatos, o aumento da violência contra profissionais de imprensa não se dá por acaso. “Sabemos que essas manifestações encontram respaldo nas declarações do próprio presidente da República e de outras figuras públicas, que, ao longo dos últimos anos, tentaram constranger e calar os/as jornalistas”, apontam.