Em entrevista coletiva, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, destacou na tarde de hoje (9) a necessidade do investimento do governo no turismo regional. Marta defendeu ser preciso existirem mais companhias aéreas “com musculatura” que trabalhem com linhas regionais.
“Se você está em Natal e que ir a Belém, tem que passar por Brasília”, exemplificou. A ministra afirmou que está em estudo um financiamento do BNDES para este fim.
Questionada sobre qual recado daria às pessoas que têm medo de voar após a tragédia em Congonhas, com 199 mortos, Marta afirmou que os aeroportos “são seguros” e que as pessoas não podem deixar de viajar.
Conforto
Em relação à proposta do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de aumentar o conforto dos usuários do transporte aéreo, ampliando o espaço entre as poltronas dos aviões, Marta disse que o conforto do passageiro “é importante para o turismo”. A ministra classificou como “avanço” a possibilidade de serem instalados juizados especiais nos aeroporto para receber a reclamação de usuários do transporte aéreo.
Leia também
Ela também ressaltou que os aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ) são muito importantes para o sistema aéreo do país e que precisam ser mais utilizados. (Rodolfo Torres)