A três dias da eleição, o presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, aparece empatado, em segundo lugar, com a candidata do PSB, a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, na disputa pelo Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa do instituto Datafolha, concluída nesta quinta-feira (2), a pessebista tem 24% das intenções de voto, ante 21% do tucano. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos, daí a situação de empate técnico.
Candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff (PT) segue líder isolada em simulação de primeiro turno, com 40%, embora continue com taxa de rejeição mais alta (32%).
A vantagem de Marina sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Atualmente, é de três pontos. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Os outros candidatos totalizam 1%. Brancos e nulos: 5%. Indecisos: 5%.
Leia também
Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça eleitoral para divulgação do resultado oficial da eleição, Dilma aparece com 45%. Marina e Aécio com 27% e 24%, respectivamente.
Segundo turno
Em simulações de segundo turno, o instituto aponta vitória de Dilma tanto contra Marina quanto contra Aécio. Nos dois casos, os percentuais são os mesmos: 48% a 41%.
O Datafolha fez 12.022 entrevistas em 433 municípios ontem e hoje. A pesquisa, registrada na Justiça eleitoral sob o protocolo BR-00933/ 2014, foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.
Ibope
Também divulgada no começo da noite desta quinta, pesquisa do Ibope – bancada pelo próprio instituto — aponta Dilma com 40%, Marina com 24% e Aécio com 19%. Pastor Everaldo e Luciana Genro têm 1% cada. E os outros somam 1%. Brancos e nulos totalizam 8% e 7% não souberam ou não responderam.
Em teste de segundo turno, a apuração do Ibope também aponta vitória de Dilma contra qualquer um dos seus principais concorrentes. A petista alcança 43% das intenções de voto, ante 36% de Marina. E 46% contra 33% do tucano.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o protocolo BR-00942/ 2014.