Após ter chamado ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de “galinha cacarejadora”, o senador Mão Santa (PMDB-PI) também chamou nesta tarde o presidente Lula de “galinha cacarejadora”.
“O Luiz Inácio é uma galinha cacarejadora”, disse o parlamentar no plenário da Casa, citando novamente o livro "Mein Kampf" ("Minha luta", em português), escrito pelo líder nazista Adolf Hitler.
De acordo com o piauiense, a expressão está contida no livro e faz referência aos militantes do partido nazista alemão que alardeavam obras do regime de Hitler, antes mesmo que elas estivessem concluídas. “Tinha um grupo que cacarejava as obras”, destacou o parlamentar, em referência aos membros do governo que celebram as obras não concluídas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O parlamentar entregou o livro à Mesa, para que a expressão utilizada por ele fosse averiguada. No entanto, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão no momento, leu o trecho e afirmou que o termo “galinha” não estava contido.
Leia também
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou que a declaração de Mão Santa “ofendeu” a todas as mulheres. A petista pediu para que o peemedebista se retrate. “Engrandeça a sua biografia”, declarou a parlamentar.
Por sua vez, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou ontem que não descarta processar o colega piauiense. (leia mais) Em pronunciamento nesta tarde, Ideli também pediu que o peemedebista se retratasse. Para ela, o parlamentar "abusou do direito da palavra". (Rodolfo Torres)
Matéria atualizada às 16h20