O ministro da Fazenda, Guido Mantega, abriu a primeira reunião do presidente Lula com a coordenação política, após o primeiro turno das eleições, com a apresentação de um “dossiê” sobre a crise financeira dos Estados Unidos e as implicações do problema para o Brasil. Na pauta da reunião, além da crise econômica, há ainda um balanço das eleições municipais e a pauta legislativa do Congresso para os três últimos meses do ano.
Hoje (6), em decorrência dos últimos desdobramentos da crise, a Bovespa chegou a registrar queda de 15% – maior índice negativo da história –, mas fechou o dia em queda de 5,43%, graças a dois circuit breaks (interrupção providencial das atividades para contenção de especulações) no transcorrer do pregão de hoje. Em entrevista coletiva concedida há pouco, Mantega declarou que a crise atingiu sua “fase aguda”, e anunciou repasse de R$ 5 bilhões ao BNDES como medida de incentivo às exportações. (leia).
Leia também
Estão presentes à reunião, em curso há cerca de uma hora no Palácio do Planalto, além de Mantega e do vice-presidente José Alencar, os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Roussef (Casa Civil), José Múcio (Relações Institucionais), bem como o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, os líderes do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), e o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), entre outros. (Fábio Góis)
Leia também:
Deixe um comentário