Milhares de manifestantes que estavam concentrados em frente ao Museu da República, em Brasília, seguem em direção à Esplanada dos Ministérios. Mobilizados por meio das redes sociais, eles entoam palavras de ordem contra o governo, o PT e a presidente Dilma.
Balanço parcial divulgado nesta manhã pela Polícia Militar apontava a presença de 5 mil pessoas. Mas o número de participantes cresceu nos últimos minutos. Nova contagem deve ser divulgada daqui a pouco. Os organizadores esperam repetir na manifestação deste domingo o público registrado em abril. Na ocasião, 25 mil pessoas estiveram na Esplanada, segundo a PM; 40 mil, nas contas do movimento.
A mobilização deste domingo começou às 8h30. Mas só por volta das 10h45 os manifestantes começaram a descer a Esplanada. Não há registro de incidentes até o momento. Três carros de som puxam palavras de ordem. “Errar uma vez é Lulice, duas vezes é Dilmais” e “fora, Dilma, fora, PT” são algumas dos gritos de protestos entoados. Perto do Congresso Nacional, foi erguido um boneco inflável gigante do ex-presidente Lula como presidiário. Os manifestantes também cantam o Hino Nacional.
Leia também
Veja quais são e o que querem os movimentos que convocaram os protestos