Uma manifestação contra a impunidade, a violência e a corrupção marcou ontem, em 21 cidades de todo o país, o Dia Nacional da Dignidade. Segundo os organizadores do protesto, o movimento apartidário Reforma Brasil, cerca de 25 mil pessoas foram às ruas de São Paulo para mostrar a indignação com as ondas de escândalos políticos e violência.
O movimento estima que 5 mil participaram da manifestação no Rio, onde o ato se concentrou em frente à Câmara dos Vereadores. Os manifestantes usavam roupas pretas e narizes de palhaço e lavaram com sabão uma bandeira do Brasil estendida no chão da praça. Um manifesto foi lido do alto de um trio elétrico pelas atrizes Cristiane Torloni e Lúcia Veríssimo.
Faixas traziam inscrições como "Abaixo a república da corrupção. Viva o império do Brasil" e "Nossa pensão virou mensalão". Em Brasília, pouco mais de 60 pessoas participaram do protesto, realizado na Praça dos Três Poderes. O movimento ainda não divulgou o balanço do protesto. Também ocorreram manifestações em Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Rio, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Varginha, Ribeirão Preto, Goiânia, Vitória, Santos, Itajaí, Niterói, São José dos Campos, Nova Friburgo, Joinville e Votorantim.
Leia também