Um grupo de manifestantes se reuniu na manhã desta sexta-feira (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para manifestar o luto pelos 200 mil brasileiros mortos pela covid-19. Vestidos de preto e portando faixas de protesto, eles reivindicavam o direito à imunização contra o novo coronavírus e pediam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
O registro foi feito pela fotógrafa Gabriela Trajano:
A marca de mais de 200 mil mortes por covid-19 foi alcança pelo Brasil nesta quinta-feira (7). Ontem o Ministério da Saúde afirmou que o governo federal vai comprar 100 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac Life Science.
Na quarta-feira (6), Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (confira aqui) que trata de medidas excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística, até a aquisição de serviços nas áreas de tecnologia da informação e publicidade.
Políticos da oposição compartilharam imagens do protesto de hoje pelas redes sociais e criticaram a condução do governo Bolsonaro diante da crise sanitária:
Manifestação em frente ao Congresso. Foto da Gabriela Trajano. pic.twitter.com/mrzjLglJi2
— Manuela (@ManuelaDavila) January 8, 2021
Manifestação em frente ao Palácio do Planalto cobra responsabilidade pelas mais de 200 mil mortes por Covid-19 registradas no Brasil.
Foto de Gabriela Trajano pic.twitter.com/AFog23B239
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) January 8, 2021
Enquanto o restante do mundo conta seus vacinados, no Brasil continuamos contando os nossos mortos. A manifestação hj no Palácio do Planalto cobra responsabilidade pelas mais de 200 mil mortes por COVID-19 no Brasil.
A 📸 é da Gabriela Trajano#ImpeachmentBolsonaroUrgente pic.twitter.com/WADuOZPzBX
— Monica Benicio (@monica_benicio) January 8, 2021
Em frente ao Palácio do Planalto, manifestantes exigem vacina para a população e pedem o impeachment do presidente. #ImpeachmentBolsonaroUrgente
Foto: Gabriela Trajano. pic.twitter.com/eLeBcRW1eM— Henrique Fontana (@HenriqueFontana) January 8, 2021
> Fiocruz pede autorização à Anvisa para uso emergencial da vacina de Oxford