O ministro Mangabeira Unger debate neste momento na Câmara os problemas da reserva indígena Raposa Serra do Sol e também sobre a Amazônia. De acordo com Mangabeira, o presidente Lula orientou que seus ministros se “calem” sobre o assunto Raposa Serra do Sol enquanto o Supremo Tribunal Federal não se decidir sobre o tema.
“A orientação do presidente é que o governo se cale enquanto o Supremo não se decidir. Mas não me furtarei de fazer comentários gerais”, disse.
Mangabeira acredita que o conflito entre os índios e os produtores de arroz da região não é o principal problema da reserva indígena. “O caso que se encontra no supremo não é um litígio entre índios e arrozeiros é uma contenda entre o estado de Roraima e o governo federal. O estado de Roraima tem o direito de gozar uma vida independente”, defendeu.
O governador de Roraima José de Anchieta Júnior acusou a organização não-governamental Conselho Indígena de Roraima de receber R$ 14 milhões da Fundação Nacional de Saúde e ter na sua prestação de contas o gasto de R$ 12 milhões com o pagamento de pessoal.
Leia também
“É muita brincadeira o que estão fazendo, é desumano. Os índios estão sendo coadjuvantes”, denunciou. (Tatiana Damasceno)